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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6585
Tipo: | Dissertação |
Título: | Relações de gênero, discurso e docência em arte |
Autor(es): | Monari, Ana Claudia |
Primeiro Orientador: | Neitzel, Odair |
Primeiro membro da banca: | Loponte, Luciana Grupelli |
Segundo membro da banca: | Graff, Patrícia |
Resumo: | O presente trabalho surge a partir de inquietações tangentes aos discursos em relação à desigualdade de gênero, à escola e ao componente curricular de Arte. Procura identificar como se apresentam as relações de gênero nos livros didáticos de Arte do 6º ao 9º do Ensino Fundamental, adquiridos pela Prefeitura Municipal de Chapecó, Santa Catarina, no ano de 2022, e materiais alternativos retirados de um grupo de professores de Artes Visuais na rede social Facebook. A análise foi realizada procurando contrapor o conteúdo do livro didático com proferimentos de representantes políticos e postagens em grupo da rede social facebook, pretendendo evidenciar como as desigualdades de gênero são reproduzidas em materiais didáticos, associando a como estão presentes no meio social. Teoricamente, o trabalho se sustenta no pensamento de Michel Foucault e Judith Butler como base conceitual para compreender como as relações de gênero configuram relações de poder e são (re)produzidas por discursos de ódio. Para tratar mais especificamente do gênero e da docência em Arte, foram necessários estudos, principalmente a partir da autora Guacira Louro, abordando como o gênero aparece e como se constitui no espaço da escola. Ademais, acerca da presença feminina na Arte, tomamos os escritos de Luana Tsvardovskas e suas reflexões sobre a temática na tentativa de entender como as artistas mulheres são apresentadas em relação aos artistas homens no decorrer da história da Arte. Como metodologia de trabalho, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental, de perspectiva analítica. A pesquisa se justifica sobretudo pelo fato de a discriminação de gênero ter se tornado mais frequente nos últimos tempos, em proferimentos veiculados às mídias sociais, e que se reproduzem também nas práticas docentes, cristalizando a violência contra as mulheres. No percurso da pesquisa, foi possível perceber, no âmbito da Arte, como a história privilegia um olhar masculino e se constitui de silenciamentos referentes à presença feminina. Em nosso contexto, além de silenciamentos, pronunciamentos proferidos por representantes públicos atacam diretamente às mulheres e perpetuam estereótipos de comportamento, violências e desigualdades. Nos materiais didáticos analisados, as situações se repetem, tornando a escola também responsável por perpetuar estereótipos em relação ao gênero, que reforçam a realidade discriminatória que vivemos. |
Abstract/Resumen: | The present work arises from concerns on the discourses about gender inequality, school and Art as a curricular component. It seeks to identify how gender relations are presented in Art textbooks from the 6th to the 9th grade of Elementary School, acquired by the Municipal Government of Chapecó, in the year 2022, and alternative materials taken from a group of Visual Arts teachers on the social network Facebook. The analysis was carried out seeking to counter the materials with statements by political representatives, intending to highlight how gender inequalities, focusing on discrimination against women, are reproduced in didactic materials, associating them with how they are present in the social environment. Theoretically, the work is based on the theories of Michel Foucault and Judith Butler as a conceptual basis to understand how gender relations configure power relations and are (re)produced by hate speech. To deal more specifically with gender and Art teaching, studies were needed, mainly from the author Guacira Louro, addressing how gender appears and how it is constituted in the school space. In addition, about the female presence in art, we used the work of Luana Tsvardovskas and her reflections on the subject in an attempt to understand how female artists are presented in relation to male artists in the course of Art history. As a work methodology, a bibliographic and documentary research was developed, from a and analytical perspective. The research is justified mainly by the fact that gender discrimination has become more frequent in recent times in utterances broadcast on social media and that are also reproduced in teaching practices, crystallizing violence against women. In the course of the research, it was possible to perceive, within the scope of Art, how history favors the male gaze and how it is constituted of silences when it comes to the female presence. In our context, in addition to silencing, the utterances studied directly attack women and perpetuate stereotypes of behavior, violence and inequality. In the didactic materials analyzed, the situations are repeated, making so that the school is also responsible for perpetuating stereotypes in relation to gender, which reinforces the discriminatory reality we live in. |
Palavras-chave: | Livro didático Gêneros (grupos sociais) Escola Arte Ensino e aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6585 |
Data do documento: | 31-Mar-2023 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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