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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6598
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Moretto, Samira Peruchi | - |
dc.contributor.referee1 | Vicenzi, Renilda | - |
dc.contributor.referee2 | Graff, Patrícia | - |
dc.creator | Lopes, Jucélia | - |
dc.date | 2022-08-29 | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T13:51:33Z | - |
dc.date.available | 2023-06-14 | - |
dc.date.available | 2023-06-16T13:51:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6598 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe analisar o ensino para alunos com surdez, especialmente na área de história, o trabalho tem caráter para maior conhecimento quanto professor em sala de aula, pois não tenho especialização na Língua Brasileira de Sinais, também não tenho contato com pessoas surdas. A partir da criação da lei 5.692/71, lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 até os dias atuais, na instituição de ensino Escola de Educação Básica Olga Fin Travi da cidade de Guatambu Santa Catarina. A escola de Educação Básica Olga Fin Travi está localizado no centro da cidade de Guatambu atende alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médi o , a escola foi fundada em 1918 com o nome de Escola Mista Faxinal do Tigre, o primeiro professor a atuar na escola foi o senhor João da Rocha, inicialmente a escola ficava localizada em e uma residência particular, mais tarde a escola passou a receber os alunos na igreja católica do local, anos mais tarde o prédio da primeira escola é construído na cidade, a escola foi construída toda de madeira com apenas duas salas de aula (PPP E.E.B Olga Fin Travi). No ano de 1951, a Escola Isolada passou a ser Escola Reunidas, e com um novo nome, agora com nome de Leonor Lopes Gonzaga, neste ano é inaugurado novo local, mantendo as duas salas, mas agora com uma sala para direção da escola. A primeira diretoria da escola foi à senhora Marina Silveira Torttato, sendo que desempenhava o cargo de diretora e professora ao mesmo tempo, no ano de 1951 a escola já recebia em torno de cem alunos. Em 1965a escola precisou ser ampliada mais uma vez para atender a demanda de alunos, uma sala de aula e uma área coberta foram agregadas, recursos este da Associação de Pais e Mestres (APM). | pt_BR |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-16T13:51:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LOPES.pdf: 1483308 bytes, checksum: 10ccaee7162b1114bc754fbe009e1355 (MD5) Previous issue date: 2022-08-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de audição | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.title | A surdez em sala de aula: diagnósticos e desafios (1971-2022) | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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