Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moretto, Samira Peruchi-
dc.contributor.referee1Vicenzi, Renilda-
dc.contributor.referee2Graff, Patrícia-
dc.creatorLopes, Jucélia-
dc.date2022-08-29-
dc.date.accessioned2023-06-16T13:51:33Z-
dc.date.available2023-06-14-
dc.date.available2023-06-16T13:51:33Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6598-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe analisar o ensino para alunos com surdez, especialmente na área de história, o trabalho tem caráter para maior conhecimento quanto professor em sala de aula, pois não tenho especialização na Língua Brasileira de Sinais, também não tenho contato com pessoas surdas. A partir da criação da lei 5.692/71, lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 até os dias atuais, na instituição de ensino Escola de Educação Básica Olga Fin Travi da cidade de Guatambu Santa Catarina. A escola de Educação Básica Olga Fin Travi está localizado no centro da cidade de Guatambu atende alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médi o , a escola foi fundada em 1918 com o nome de Escola Mista Faxinal do Tigre, o primeiro professor a atuar na escola foi o senhor João da Rocha, inicialmente a escola ficava localizada em e uma residência particular, mais tarde a escola passou a receber os alunos na igreja católica do local, anos mais tarde o prédio da primeira escola é construído na cidade, a escola foi construída toda de madeira com apenas duas salas de aula (PPP E.E.B Olga Fin Travi). No ano de 1951, a Escola Isolada passou a ser Escola Reunidas, e com um novo nome, agora com nome de Leonor Lopes Gonzaga, neste ano é inaugurado novo local, mantendo as duas salas, mas agora com uma sala para direção da escola. A primeira diretoria da escola foi à senhora Marina Silveira Torttato, sendo que desempenhava o cargo de diretora e professora ao mesmo tempo, no ano de 1951 a escola já recebia em torno de cem alunos. Em 1965a escola precisou ser ampliada mais uma vez para atender a demanda de alunos, uma sala de aula e uma área coberta foram agregadas, recursos este da Associação de Pais e Mestres (APM).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-06-14T11:17:56Z No. of bitstreams: 1 LOPES.pdf: 1483308 bytes, checksum: 10ccaee7162b1114bc754fbe009e1355 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-06-16T13:51:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LOPES.pdf: 1483308 bytes, checksum: 10ccaee7162b1114bc754fbe009e1355 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-16T13:51:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LOPES.pdf: 1483308 bytes, checksum: 10ccaee7162b1114bc754fbe009e1355 (MD5) Previous issue date: 2022-08-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectTranstorno de audiçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.titleA surdez em sala de aula: diagnósticos e desafios (1971-2022)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOPES.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.