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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6598| Tipo: | Monografia |
| Título: | A surdez em sala de aula: diagnósticos e desafios (1971-2022) |
| Autor(es): | Lopes, Jucélia |
| Primeiro Orientador: | Moretto, Samira Peruchi |
| Primeiro membro da banca: | Vicenzi, Renilda |
| Segundo membro da banca: | Graff, Patrícia |
| Resumo: | O presente trabalho propõe analisar o ensino para alunos com surdez, especialmente na área de história, o trabalho tem caráter para maior conhecimento quanto professor em sala de aula, pois não tenho especialização na Língua Brasileira de Sinais, também não tenho contato com pessoas surdas. A partir da criação da lei 5.692/71, lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 até os dias atuais, na instituição de ensino Escola de Educação Básica Olga Fin Travi da cidade de Guatambu Santa Catarina. A escola de Educação Básica Olga Fin Travi está localizado no centro da cidade de Guatambu atende alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médi o , a escola foi fundada em 1918 com o nome de Escola Mista Faxinal do Tigre, o primeiro professor a atuar na escola foi o senhor João da Rocha, inicialmente a escola ficava localizada em e uma residência particular, mais tarde a escola passou a receber os alunos na igreja católica do local, anos mais tarde o prédio da primeira escola é construído na cidade, a escola foi construída toda de madeira com apenas duas salas de aula (PPP E.E.B Olga Fin Travi). No ano de 1951, a Escola Isolada passou a ser Escola Reunidas, e com um novo nome, agora com nome de Leonor Lopes Gonzaga, neste ano é inaugurado novo local, mantendo as duas salas, mas agora com uma sala para direção da escola. A primeira diretoria da escola foi à senhora Marina Silveira Torttato, sendo que desempenhava o cargo de diretora e professora ao mesmo tempo, no ano de 1951 a escola já recebia em torno de cem alunos. Em 1965a escola precisou ser ampliada mais uma vez para atender a demanda de alunos, uma sala de aula e uma área coberta foram agregadas, recursos este da Associação de Pais e Mestres (APM). |
| Palavras-chave: | Surdez Transtorno de audição Ensino e aprendizagem Trabalho docente |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6598 |
| Data do documento: | 29-Ago-2022 |
| Aparece nas coleções: | História |
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