Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6598
Type: Monografia
Título : A surdez em sala de aula: diagnósticos e desafios (1971-2022)
Author: Lopes, Jucélia
First advisor: Moretto, Samira Peruchi
metadata.dc.contributor.referee1: Vicenzi, Renilda
metadata.dc.contributor.referee2: Graff, Patrícia
Resume: O presente trabalho propõe analisar o ensino para alunos com surdez, especialmente na área de história, o trabalho tem caráter para maior conhecimento quanto professor em sala de aula, pois não tenho especialização na Língua Brasileira de Sinais, também não tenho contato com pessoas surdas. A partir da criação da lei 5.692/71, lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 até os dias atuais, na instituição de ensino Escola de Educação Básica Olga Fin Travi da cidade de Guatambu Santa Catarina. A escola de Educação Básica Olga Fin Travi está localizado no centro da cidade de Guatambu atende alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médi o , a escola foi fundada em 1918 com o nome de Escola Mista Faxinal do Tigre, o primeiro professor a atuar na escola foi o senhor João da Rocha, inicialmente a escola ficava localizada em e uma residência particular, mais tarde a escola passou a receber os alunos na igreja católica do local, anos mais tarde o prédio da primeira escola é construído na cidade, a escola foi construída toda de madeira com apenas duas salas de aula (PPP E.E.B Olga Fin Travi). No ano de 1951, a Escola Isolada passou a ser Escola Reunidas, e com um novo nome, agora com nome de Leonor Lopes Gonzaga, neste ano é inaugurado novo local, mantendo as duas salas, mas agora com uma sala para direção da escola. A primeira diretoria da escola foi à senhora Marina Silveira Torttato, sendo que desempenhava o cargo de diretora e professora ao mesmo tempo, no ano de 1951 a escola já recebia em torno de cem alunos. Em 1965a escola precisou ser ampliada mais uma vez para atender a demanda de alunos, uma sala de aula e uma área coberta foram agregadas, recursos este da Associação de Pais e Mestres (APM).
Palabras clave : Surdez
Transtorno de audição
Ensino e aprendizagem
Trabalho docente
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6598
Fecha de publicación : 29-ago-2022
Aparece en las colecciones: História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LOPES.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.