Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6717
Tipo: Monografia
Título: Levantamento das espécies arbóreas na mata ciliar da estação experimental da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul - PR
Autor(es): Carriel, Giovana de Deus
Primeiro Orientador: Giongo, Claudia
Resumo: O levantamento de espécies arbóreas nativas e sua ocorrência é de grande relevância para a compreensão da diversidade local. O presente trabalho foi realizado na mata ciliar da fonte da estação experimental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), localizada em Laranjeiras do Sul. O município encontra-se no centro-sul do Paraná, nas coordenadas geográficas 25°26’35” S 52°26’21” O. O objetivo principal foi realizar o inventário das espécies arbóreas presentes no local, estimar os principais parâmetros fitossociológicos como a frequência, densidade, cobertura e valor de importância e avaliar as condições gerais do fragmento através do índice de Shannon e do índice de equabilidade de Pielou. As espécies em destaque na amostra foram a Nectandra lanceolata, Cedrela fissilis, Casearia sylvestris e Parapiptadenia rigida, com valor de importância maior que 10. Embora diversos indícios de perturbação tenham sido registrados, a composição e a estrutura fitossociológica apontam para um fragmento de grande importância local.
Palavras-chave: Biodiversidade
Plantas nativas
Comunidades vegetais
Laranjeiras do Sul (PR)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6717
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARRIEL.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.