Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6717
Type: Monografia
Título : Levantamento das espécies arbóreas na mata ciliar da estação experimental da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul - PR
Author: Carriel, Giovana de Deus
First advisor: Giongo, Claudia
Resume: O levantamento de espécies arbóreas nativas e sua ocorrência é de grande relevância para a compreensão da diversidade local. O presente trabalho foi realizado na mata ciliar da fonte da estação experimental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), localizada em Laranjeiras do Sul. O município encontra-se no centro-sul do Paraná, nas coordenadas geográficas 25°26’35” S 52°26’21” O. O objetivo principal foi realizar o inventário das espécies arbóreas presentes no local, estimar os principais parâmetros fitossociológicos como a frequência, densidade, cobertura e valor de importância e avaliar as condições gerais do fragmento através do índice de Shannon e do índice de equabilidade de Pielou. As espécies em destaque na amostra foram a Nectandra lanceolata, Cedrela fissilis, Casearia sylvestris e Parapiptadenia rigida, com valor de importância maior que 10. Embora diversos indícios de perturbação tenham sido registrados, a composição e a estrutura fitossociológica apontam para um fragmento de grande importância local.
Palabras clave : Biodiversidade
Plantas nativas
Comunidades vegetais
Laranjeiras do Sul (PR)
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6717
Fecha de publicación : 2023
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CARRIEL.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.