Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6735
Tipo: Monografia
Título: Percepções sobre o processo de seleção e inserção das fotografias no documento orientador do currículo da educação infantil de Erechim - RS
Autor(es): Santos, Daniele dos
Primeiro Orientador: Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de
Primeiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Segundo membro da banca: Confortin, Andressa
Resumo: A fotografia como finalidade tem sido objeto de estudos por inúmeras ciências, e a Pedagogia é uma delas. Dentro deste estudo, buscou-se compreender a evolução histórica da fotografia e seu papel dentro do cotidiano pedagógico; realizou-se um percurso histórico frente aos marcos legais voltados para a Educação Infantil no Brasil, e, por fim, buscou-se compreender os meios, mecanismos e peculiaridades utilizados pela Equipe de Seleção das fotografias que compuseram o Documento Orientador do Território Municipal de Erechim - através da realização de Grupo Focal com a equipe de Seleção. Com o resultado compreendeu-se a potência e o cuidado efetivo realizado junto ao processo de seleção das fotografias que compuseram o Documento Orientador do Território Municipal de Erechim, bem como a possibilidade que estas têm de dar mais cor e força a este documento de tamanho significado para a comunidade erechinense.
Abstract/Resumen: Photography as an object has been studied by many sciences, and Pedagogy is one of them. Within this study, we sought to understand the historical evolution of photography and its role within the pedagogical routine; a historical journey was carried out in view of the legal frameworks aimed at early childhood education in Brazil, and, finally, an attempt was made to understand the means, mechanisms and peculiarities used by the Selection Team of the photographs that made up the DOTME - Guiding Document of the Municipal Territory of Erechim - by carrying out a Focus Group with the Selection team. With the result, the power and the effective care carried out along with the selection process of the photographs that made up the DOTME were understood, as well as the possibility that these have to give more color and strength to this document of such significance for the Erechinense community.
Palavras-chave: Educação Infantil
Fotografia
Grupo Focal
DOTME
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6735
Data do documento: Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.