Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6775
Type: Monografia
Title: Estratégias formativas para professoras da educação infantil a partir de um documento orientador curricular de Erechim-RS
Author: Welke, Kétlin Chaiane
First advisor: Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Flávia Burdzinski de
metadata.dc.contributor.referee2: Confortin, Andressa
Resume: A presente pesquisa buscou elaborar estratégias possíveis para a formação em contexto, de professoras do território municipal de Erechim-RS, a partir dos pressupostos do Documento Orientador do Território Municipal de Erechim-RS (DOTME) para a Educação Infantil | Versão 2021 e da Pedagogia-em-Participação. A partir disso, foram desenvolvidas estratégias para uma formação continuada que faça sentido no contexto dessas instituições. A metodologia utilizada para a elaboração do trabalho foi a pesquisa bibliográfica e análise documental. Os principais autores que embasaram o trabalho foram: Garcia (1999), Nóvoa (2019), Formosinho e OliveiraFormosinho (2019), Francischini e Silva (2011). O resultado da pesquisa se constitui na elaboração de estratégias formativas para professoras do território municipal de Erechim-RS, organizadas em três categorias: grupo de debate, narrativas de professores e avaliação no contexto das escolas. Com a realização desse trabalho, constata-se a necessidade de ampliação do acesso e da leitura do documento curricular em todas as escolas de Educação Infantil do território municipal, para uma melhor compreensão de seus pressupostos e uma formação continuada voltada para uma atuação docente mais comprometida e significativa.
Abstract: The present research aimed to develop possible strategies for in-context training for teachers from the municipal territory of Erechim-RS, based on the assumptions of the Documento Orientador do Território Municipal de Erechim-RS (DOTME) para a Educação Infantil | Versão 2021 and Participatory Pedagogy. From this, strategies were developed for continuous training that makes sense within the context of these institutions. The methodology used for the development of this work was bibliographic research and documentary analysis. The main authors that supported the study were Garcia (1999), Nóvoa (2019), Formosinho, and OliveiraFormosinho (2019), Francischini and Silva (2011). The research result consists of the elaboration of formative strategies for teachers from the municipal territory of Erechim-RS, organized into three categories: debate groups, teachers' narratives, and evaluation within the school context. Through the completion of this work, it was noted the need to expand access to and reading of the curriculum document in all Early Childhood Education schools of the municipal territory, in order to better understand its assumptions and promote continuous training focused on a more committed and meaningful teaching performance.
Keywords: Educação Infantil
Formação continuada
Documento Orientador Curricular
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6775
Issue Date: Jul-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WELKE.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.