Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6777
Type: Monografia
Title: Contribuições dos jogos teatrais enquanto arte nas aprendizagens de crianças dos anos inicias do ensino fundamental
Author: Barbosa, Pâmela Katrini de Camargo
First advisor: Guedes, Anibal Lopes
metadata.dc.contributor.referee1: Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de
metadata.dc.contributor.referee2: Welter, Cristiane Backes
Resume: O objetivo deste trabalho é compreender como o teatro enquanto arte pode contribuir para a aprendizagem de crianças do ensino fundamental, especificamente os jogos teatrais, inseridos como possibilidades norteadoras nesse processo de ensino-aprendizagem. O problema orientador desta pesquisa foi buscar responder como os jogos teatrais podem contribuir para os processos educativos de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo é a valorização do teatro enquanto um instrumento educativo dentro das escolas, por meio da abordagem de jogos teatrais. A presente pesquisa foi realizada através de uma pesquisa-ação, para isso, estudou-se referências teóricas sobre o teatro e os jogos teatrais, como método, foram realizadas 8 intervenções práticas de jogos teatrais na Escola Irany Jaime Farina, seguindo as categorias de conteúdos, contação e criação de história, jogos de improvisação, sempre visando o respeito, às etapas de desenvolvimento socioafetivo, cognitivo, expressivo e afeto das crianças. Como resultados, conclui-se que os jogos teatrais contribuem no processo de ensino-aprendizagem da criança, por meio de seus recursos pedagógicos inseridos na rotina da criança.
Abstract: The goal of this work is to understand how theater as an art can contribute to the learning of elementary school children, specifically the theatrical games, inserted as guiding possibilities in this teaching-learning process. The guiding problem of this research was to seek to answer how theatrical games can contribute to the educational processes of children in the early years of elementary school. The objective is the valorization of theater as an educational tool within schools, through the approach of theatrical games. The present research was carried out through an action research, for this, theoretical references on theater and theatrical games were studied, as a method, 8 practical interventions of theatrical games were carried out at Irany Jaime Farina School, following the categories of content, storytelling and story creation, improvisation games, always aiming at respect, the socioaffective, cognitive, expressive and affective stages of childrens development. As a result, it is concluded that theatrical games contribute to the child's teaching-learning process, through their pedagogical resources inserted in the child's routine.
Keywords: Jogos Teatrais
Ensino Fundamental
Crianças
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6777
Issue Date: Jul-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BARBOSA.pdf16,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.