Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6826
Tipo: Monografia
Título: O ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Balbinotti, Valdicir
Primeiro Orientador: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Primeiro membro da banca: Dallagnol, Raquel
Segundo membro da banca: Santos, Almir Paulo dos
Resumo: O presente trabalho aborda o Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os objetivos deste estudo são analisar a importância do Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental para a formação das crianças em valores como esperança, caridade, solidariedade, cidadania e convivência social significativa; descrever a evolução histórica e a legislação sobre o Ensino Religioso no Brasil; demonstrar a importância do Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental e analisar as aproximações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em relação ao Ensino Religioso. O estudo justifica-se na oportunidade de demonstrar a importância e a função espiritual e social do Ensino Religioso, desde os anos iniciais, possibilitando formar o cidadão tendo como base a promoção da caridade, da esperança, da solidariedade, do respeito, do amor e outras virtudes que enriquecem o caráter e a formação das pessoas. A metodologia é de pesquisa sistemática de outros estudos sobre o tema Ensino Religioso e documental com análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, com a redação do Artigo 33, estabeleceu o Ensino Religioso não confessional e sua presença nas escolas públicas, bem como estabeleceu o ensino religioso como parte integrante da formação básica do cidadão, garantindo o respeito à diversidade e sem quaisquer formas de proselitismo. Tanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso quanto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Ensino Religioso adota a pesquisa e o diálogo como princípios mediadores e articuladores dos processos de observação, identificação, análise, apropriação e ressignificação de saberes. Assim, no Ensino Fundamental, busca-se no Ensino Religioso o reconhecimento e o respeito às histórias, memórias, crenças, convicções e valores de diferentes culturas, tradições religiosas e filosofias de vida. Diante do estudo realizado, nota-se que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são documentos que se complementam e se integram, o que os diferencia é que no PCN são apresentadas bases curriculares e é ampliado o debate sobre o Ensino Religioso, enquanto a BNCC aprofunda as demandas curriculares, possuindo caráter de Ciência da Religião.
Abstract/Resumen: The present work addresses Religious Education in the early years of Elementary Education based on the analysis of the National Curricular Parameters (PCN) and the National Common Curricular Base (BNCC). The objectives of this study are to analyze the importance of Religious Education in the early years of Elementary School for the formation of children in values such as hope, charity, solidarity, citizenship and meaningful social coexistence; describe the historical evolution and legislation on Religious Education in Brazil; demonstrate the importance of Religious Education in the early years of Elementary Education and analyze the approximations of the National Curricular Parameters (PCN) and the National Common Curricular Base (BNCC) in relation to Religious Education. The study is justified by the opportunity to demonstrate the importance and spiritual and social function of Religious Education, from the early years, making it possible to form citizens based on the promotion of charity, hope, solidarity, respect, love and other virtues that enrich people's character and education. The methodology is a systematic research of other studies on the subject of Religious Education and documental analysis of the National Curricular Parameters (PCN) and the National Common Curricular Base (BNCC). The 1996 Education Guidelines and Bases Law, with the wording of Article 33, established nonconfessional Religious Education and its presence in public schools, as well as established religious education as an integral part of the citizen's basic education, guaranteeing respect to diversity and without any form of proselytism. Both in the National Curriculum Parameters of Religious Education and in the National Common Curricular Base (BNCC), Religious Education adopts research and dialogue as mediating and articulating principles of the processes of observation, identification, analysis, appropriation and re-signification of knowledge. Thus, in Elementary Education, Religious Education seeks recognition and respect for the histories, memories, beliefs, convictions and values of different cultures, religious traditions and life philosophies. In view of the study carried out, it is noted that the National Curricular Parameters for Religious Education and the National Common Curricular Base (BNCC) are documents that complement and integrate each other, what differentiates them is that in the PCN curricular bases are presented and the debate on Religious Education is expanded, while the BNCC deepens the curricular demands, having the character of Science of Religion.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Ensino Fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6826
Data do documento: Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BALBINOTTI.pdf693,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.