Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6863
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Políticas públicas e dinâmica dos mercados institucionais: o caso da COOPAFI-FB e dos agricultores familiares agroecológicos
Autor(es): Simão, Larissa
Primeiro Orientador: Gazolla, Marcio
Resumo: Este artigo objetivou analisar a dinâmica dos mercados institucionais de alimentos e das políticas públicas para a Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar Integrada Francisco Beltrão (COOPAFI- FB) e a percepções dos agricultores familiares agroecológicos vinculados a ela. Os mercados institucionais são o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Essas políticas foram importantes para a permanência dos agricultores familiares no campo, ao mesmo tempo que atuavam para garantia da segurança alimentar e nutricional. O trabalho consistiu em um estudo de caso, sendo os dados coletados por meio de entrevistas com um gestor da COOPAFI-FB e seis agricultores familiares agroecológicos associados. A COOPAFI-FB é totalmente dependente dos mercados institucionais e das políticas públicas, pois são a única fonte de renda da cooperativa. Frente o cenário de desmonte das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar nos últimos anos, faz-se necessária a busca por outros mercados para a comercialização. Para os agricultores familiares agroecológicos é muito importante a participação na cooperativa, pois é possível ter acesso aos mercados institucionais e políticas públicas, além de assistência técnica para o desenvolvimento da agricultura orgânica, de forma a ter segurança e estabilidade na comercialização, aumentando a rentabilidade e minimizando o êxodo rural.
Palavras-chave: Políticas públicas
Cooperativismo
Agricultura familiar
Desenvolvimento rural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6863
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Especialização em Realidade Brasileira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMÃO.pdf322,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.