Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6884
Tipo: Monografia
Título: Jogos e brincadeiras como prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental: o que dizem as pesquisas
Autor(es): Dall Agnol, Ingrid Alana
Primeiro Orientador: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Primeiro membro da banca: Estreito, Milena Moraes do
Segundo membro da banca: Moraes, Elise de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar, mapear, analisar e compreender o que dizem as produções científicas, no repositório CAPES, a respeito dos jogos e brincadeiras como prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, no ano de 2012 à 2022. Na transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais é nítida a falta de brincadeiras e jogos, de momentos do brincar livre no cotidiano escolar. Infelizmente, ainda se percebe uma realidade nessa faixa etária em que as crianças não possuem mais o direito de brincar e que ficam atrelados a disciplinarização de corpos e a atenção voltada diretamente para os conteúdos e as formas tradicionais do ensino e aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, a fim de investigar o que trazem as produções científicas a respeito do tema. Para isso, utilizou-se um método de análise interpretativo, aproximando aquilo que é específico dos Anos Iniciais e do pedagógico escolar. A partir das pesquisas encontrados no Repositório CAPES foi realizado uma organização das produções e por uma leitura minuciosa foram construídas categorias de análise. Foi possível constatar que os jogos e as brincadeiras têm uma potencialidade rica no âmbito do ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais, em que os estudantes ainda são crianças, nas quais encontram nos jogos e brincadeiras possibilidades de uma aprendizagem diferenciada, prazerosa e mais próxima da sua condição de ser criança, lembrando sempre que toda criança é um ser de direitos, que possuem seus saberes e sua cultura, e que isso não se reduz somente na Educação Infantil, mas, sim deveria ter uma continuidade nos Anos Inicias do Ensino Fundamental.
Abstract/Resumen: The present work aims to investigate, map, analyze and understand what the scientific productions in the CAPES repository, say about games and plays as a pedagogical practice in the Early Years of Elementary School I, from 2012 to 2022. In the transition from Kindergarten to the Early Years, there is a clear lack of play and games, from moments of free play in the school routine. Unfortunately, there is still a reality in this age group in which children no longer have the right to play and which is linked to the disciplining of bodies and attention focused directly on content and traditional forms of teaching and learning. The research was developed in a qualitative approach, with a bibliographical nature, in order to investigate what the scientific productions bring about the subject. For this, an interpretive analysis method was used, bringing together what is specific to the Early Years and school pedagogy. Based on research found in the CAPES Repository was performed an organization of productions and a thorough reading were built analysis categories. It was possible to verify that games and plays have a rich potential in the scope of teaching and learning in the Early Years, in which students are still children, in which they find in games and plays possibilities for a differentiated, pleasurable learning and closer to their condition of being a child, always remembering that every child is a being with rights, that they have their knowledge and their culture, and that this is not reduced only in Kindergarten, but should continue in the Early Years of Elementary School.
Palavras-chave: Anos Iniciais
Jogos e brincadeiras
Prática Pedagógica
Ludicidade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6884
Data do documento: Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALL AGNOL.pdf885,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.