Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6885
Tipo: | Monografia |
Título: | O professor de Língua Portuguesa: reflexões sobre a atividade docente |
Autor(es): | Mumbach, Luciane |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira |
Primeiro membro da banca: | Schneiders, Caroline Mallmann |
Segundo membro da banca: | Batista, Jeize de Fátima |
Resumo: | A presente pesquisa teve a finalidade de compreender as relações existentes entre o uso da linguagem na constituição do professor de Língua Portuguesa e nas interações sociais que circundam o seu trabalho - o seu agir comunicativo. Analisaram-se os textos produzidos por docentes em formação continuada a partir de um questionário enviado por e-mail. Fez-se uso do quadro teórico-metodológico e analítico da teoria do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado nos escritos de Jean-Paul Bronckart (1999, 2006, 2008) e Anna Rachel Machado (2004, 2007, 2009), que se baseia na concepção de que a linguagem é o resultado das interações sociais que existem entre as pessoas e o meio em que estão inseridas, constituindo e modificando a ambos. Verificou-se que há uma mistura de diferentes objetos de ensino vinculados a diferentes concepções de linguagem, ou seja, apesar de entenderem a linguagem enquanto forma de interação, concebem o ensino de Língua Portuguesa de forma mais tradicional. |
Abstract/Resumen: | Este trabajo tuvo como objetivo comprender las relaciones existentes entre el uso de la lengua en la constitución del profesor de Lengua Portuguesa y en las interacciones sociales que rodean su trabajo - su acción comunicativa. Los textos producidos por docentes en formación continua fueron analizados a partir de un cuestionario enviado por e-mail. Se utilizó el marco teóricometodológico y analítico de la teoría del Interaccionismo Sociodiscursivo (ISD), a partir de los escritos de Jean-Paul Bronckart (1999, 2006, 2008) y Anna Rachel Machado (2004, 2007, 2009), que se fundamenta en la concepción de que el lenguaje es el resultado de las interacciones sociales que existen entre las personas y el medio en el que se insertan, constituyendo y modificando a ambos. Se constató que hay una mezcla de diferentes objetos de enseñanza vinculados a diferentes conceptos de lengua, es decir, a pesar de entender la lengua como una forma de interacción, conciben la enseñanza del portugués de forma más tradicional. |
Palavras-chave: | Professor Língua Portuguesa Linguagem Desempenho do professor Formação continuada do professor |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6885 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MUMBACH.pdf | 760,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.