Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6886
Tipo: Monografia
Título: Conceitos e interlocuções sobre as práticas da escuta sensível e do acolhimento nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Abel, Rafaela Koncikoski
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Segundo membro da banca: Cigognini, Fabiana Cristina
Resumo: O presente trabalho consiste na reflexão sobre os conceitos e interlocuções das práticas de escuta sensível e acolhimento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas produções científicas, entre os anos de 2012 e 2022, para compreender o entendimento e a atuação dos professores para com as crianças. Ele tem como objetivo geral, identificar os conceitos e interlocuções sobre as práticas da escuta sensível e do acolhimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, como objetivos específicos, refletir sobre a importância da escuta sensível e do acolhimento das crianças e professores no contexto escolar, bem como analisar os conceitos e as interlocuções sobre as práticas da escuta sensível e do acolhimento das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da construção do Estado do Conhecimento, dentro do recorte temporal de 2012 a 2022. O interesse pela pesquisa resulta das observações realizadas no decorrer das experiências docentes, em especial, no Estágio Curricular obrigatório nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em que ficou perceptível que a rotina escolar é intensa e exige do professor o cumprimento à burocracia do processo. E, por vezes, as crianças e os professores frustram-se, pois precisam cumprir o que está posto no currículo, ocasionando a pouca troca de diálogo, escuta e compartilhamento de experiências, constituindo um ambiente carente, silencioso e que causa desprazer por estar nele. A metodologia utilizada foi a elaboração do Estado do Conhecimento, pela plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com os descritores: escuta sensível, acolhimento, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e práticas pedagógicas. O referencial teórico resgata os aspectos históricos da educação, interliga os pilares da educação: escola, professor e criança, aborda as ações pedagógicas do professor como mediador das práticas de escuta sensível e acolhimento. Com a seleção das produções, o Estado do Conhecimento organiza-se em quatro categorias (1) O brincar interligado à aprendizagem e desenvolvimento das crianças; (2) Práticas pedagógicas docentes: o que pensam e fazem os professores em sala de aula?; (3) Emoções e sentimentos e a sensibilidade na relação entre professores e crianças; (4) Escuta sensível, pelas quais são feitas as análises das produções encontradas. Os resultados apontam que ainda há uma barreira e quebra de conceitos e pré-conceitos existentes nessa etapa da Educação Básica, partindo da compreensão do termo criança, do objetivo da escola, do objetivo do professor, do papel mediador do professor dentro da escola, da organização e planejamento curricular da escola e professores, da aproximação de professores e crianças, da troca de diálogos, da potência da escuta sensível do professor em realizar as práticas de acolhimento na escola. Por isso, apontamos a formação continuada dentro dos espaços escolares para os professores para impulsionar a importância de escutar e acolher as crianças que visam potencializar as práticas pedagógicas das escolas. Possibilitar, além da participação e cooperação dos professores entre si, com troca e compartilhamento de vivências, uma Educação pautada na humanização, na qual o planejamento seja reflexivo, dialogado e elaborado a fim de acolher as particularidades de cada sujeito.
Abstract/Resumen: The present study consists of reflecting on the concepts and interactions of the practices of attentive listening and fostering in the Early Years of Elementary School in the scientific productions, between the years 2012 and 2022, in order to understand the meaning and the actions of teachers concerning children. The main objective is to identify the concepts and approaches regarding to the practices of sensitive listening and the embracement of children in the early years of elementary school and, as specific objectives, to reflect on the importance of attentive listening and embracement of children and teachers in the school context, as well as, to analyze the concepts and approaches regarding the practices of sensitive listening and the embracement of children in the early years of elementary school, based on the construction of the State of Knowledge, within the period from 2012 to 2022. The interest in this research results from observations during teaching experiences, especially during the compulsory Curricular Internship in the Early Years of Elementary School, in which it became clear that the school routine is intense and requires from the teacher the compliance to the bureaucracy of the process. At times, children and teachers get frustrated, because they need to comply with what is set in the curriculum, leading to a lack of dialogue, of listening, and also a lack of sharing experiences, which makes for a needy, silent environment that causes unpleasantness. The technique used was the elaboration of the State of Knowledge, using the platform of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) with the descriptors: sensitive listening, fostering, Early Years of Elementary School, and pedagogical practices. The theoretical approach recalls the historical aspects of education, interconnects the pillars of education: school, teacher, and child, and addresses the pedagogical actions of the teacher as a mediator of sensitive listening and welcoming practices. After selecting the productions, the State of Knowledge is organized in four categories (1) Play interconnected to children's learning and development; (2) Pedagogical teaching practices: what do teachers think and do in the classroom; (3) Emotions and feelings and the sensibility in the relationship among teachers and children; (4) Sensitive listening, through which the analysis of the productions found are carried out. The results point out that there is still a barrier and a breaking down of existing concepts and preconceptions in this stage of Basic Education, based on the understanding of the term child, as well as the goals of the school, and the teacher who is the mediator role, the organization and curricular planning of the school and teachers, the approach of teachers and children, the exchange of dialogues, the power of the teacher's sensitive listening in performing the fostering practices at school. Therefore, we highlight the continuing education within the school spaces for teachers to promote the importance of listening and welcoming children who aim to enhance the pedagogical practices at schools. In addition, besides the teachers' participation and cooperation among themselves, as well as, the exchange and sharing of experiences, it´s important to put a spotlight on education based on humanization, in which the planning is reflective, dialogued, and developed in order to welcome the particularities of each subject.
Palavras-chave: escuta sensível
acolhimento
professor mediador
crianças
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6886
Data do documento: Jul-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABEL.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.