Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6890
Tipo: Dissertação
Título: Educação Ambiental em diferentes contextos do Ensino de Ciências no Ensino Médio: pesquisas, livros didáticos e documentos curriculares oficiais
Autor(es): Beyer, Elisângela Chitolina
Primeiro Orientador: Uhmann, Rosangela Ines Matos
Primeiro membro da banca: Boer, Noemi
Segundo membro da banca: Hermel, Erica do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa de abordagem qualitativa aborda um estudo feito em algumas pesquisas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); em Livros Didáticos (LD) de Projetos Integradores; na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)e no Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio (RCGEM) no que tange a Educação Ambiental (EA). Para tanto, o objetivo geral diz respeito a investigar como a EA está contemplada nas pesquisas, nos LD de Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) e nos documentos curriculares oficiais. Os objetivos específicos trataram de 1) analisar teses e dissertações do IBICT em atenção aos descritores: “EA, LD, Ciências e Currículo”, tendo por base três macrotendências de EA descritas por Layrargues e Lima (2014); 2) analisar os LD de Projetos Integradores da área de CNT com foco na EA; 3) investigar na BNCC e no RCGEM a partir dos descritores: “Educação ambiental” e “ambiental” tomando por base as macrotendências de EA, e 4) entender a inter-relação entre os documentos curriculares, os LD de Projetos Integradores e as pesquisas do IBICT com foco na EA. Os resultados apontaram que nas pesquisas com foco nas concepções de EA, existe a necessidade de debates e discussões no contexto escolar, bem como do aprimoramento em relação a EA por parte dos sujeitos escolares, em atenção a perspectiva da EA crítica, visto a necessidade da construção do conhecimento por meio da interação entre os sujeitos relacionando às questões sociais, culturais, políticas, tecnológicas e ambientais. Já as pesquisas voltadas ao LD apontam para a falta de temáticas ambientais e quando presentes, aparecem de forma fragmentada e descontextualizada. Enquanto nos LD de Projetos Integradores, observamos a presença da EA. Verificamos que estas trazem atividades de leitura, pesquisa, trabalhos em grupo e reflexão sobre a temática em estudo, podendo favorecer na sensibilização dos cidadãos no que se refere às questões ambientais e na qualidade de vida. Já nos documentos curriculares, a EA foi encontrada seis vezes no RCGEM, na BNCC aparece uma única vez na introdução. O RCGEM enfatiza a importância da educação socioambiental no âmbito escolar, da conservação ambiental, do consumo consciente e da sustentabilidade, caracterizando este enfoque numa perspectiva crítica. Porém, na BNCC nas áreas de Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Sociais, não sendo encontradas na área da Matemática, portanto um documento que pouco apresenta a EA. Por fim, no estudo que buscou verificar a inter-relação da EA nos três corpus, observamos que a mesma se apresenta em diferentes contextos. Nas pesquisas do IBICT relacionadas ao LD foi identificado falta da temática da EA e a maioria está na concepção conservacionista, enquanto nos LD de Projetos Integradores, a temáticas da EA está em todas as obras, sendo abordado a perspectiva crítica, se constituindo assim num material didático para trabalhar a EA, bem como, um importante recurso para suprir a carência desta nos documentos curriculares, o que requer tempo e espaço dos professores para o planejamento da ação docente, caso contrário, será mais um recurso pouco aproveitado nas escolas.
Abstract/Resumen: The herein qualitative research has a bibliographic character and covers a study performed in research from Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Brazilian Institute of Information in Science and Technology) (IBICT); the Integrating Projects Textbooks (LD); the Base Nacional Comum Curricular (National Common Curriculum Base) (BNCC) and Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio (Gaucho’s CurricularReferential for High School) (RCGEM) on what comprises the Environmental Education (EA). The general objective concerns the investigation of how EA is contemplated in the research, in the LD of the Integrating Projects in the CNT and the national curricular documents, comprehending the interrelation among these studies. The specific objectives dealt with are 1) analyze thesis and dissertations from IBICT in attention to: “EA, LD, Sciences and Curriculum”, having as basis three political-pedagogical macro tendencies of EA described by Layrargues and Lima (2014); 2) analyze the LD of Integrating Projects in the CNT area focusing on EA; 3) investigate in the BNCC and in RCGEM: “Environmental Education” and “environmental” based in the macro tendencies of EA again, also 4) understanding how the interrelation among the curricular documents happen, and the LD of Integrating Projects and IBICT research that are focused on EA. The results point out, in the IBICT researches, focused on the EA conceptions, the debates and discussion in the context of school, and EA development in parts of school subjects, mainly in the criticEA perspective, as knowledge building through interaction is much needed among the teaching/learning subjects related to the social, cultural, political, technological and environmental issues. Now the research turned to the LD, point out the lack of environmentalthemes and when present, they are shown in fragmented, de-contextualized ways. While in the LD of Integrating Projects, the EA presence is observed. It is verified that they bring reading, research, teamwork and reflection activities about the theme, being capable of enabling the citizen awareness about the environmental and quality of life questions. In the curricular documents, EA was found six times in the RCGEM, while in the BNCC it is shown only once, in the introduction. The RCGEM focuses on the importance of the socioenvironmental education at school, on environmental conservation, conscious consumption and sustainability, characterizing this focus in a critic perspective. However, it was found in the Linguistics, Natural and Social Sciences areas, but not found in areas such as Mathematics, a document that presents the EA even slightly. Finally, in the study that sought to verify the interrelation of EA in the three corpus, it was observed that it is presented in different contexts. In the researches from IBICT related to LD (by curricular component) a lack of the EA theme was identified. While in the researches of IBICT, the majority is under the conservative conception, while in the LD of Integrating Projects, the EA themes are in all of the LD, being approached by the critical perspective, being part therefore of a textbook for EA work, as well as, an important resource for supplying the lack of this theme in the official curricular documents. Or that it even requires time and space from the professors in planning the faculty action, otherwise, it will be another ill leveraged resource at school.
Palavras-chave: Didática
Currículo
Material didático
Educação ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6890
Data do documento: 2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEYER.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.