Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Güllich, Roque Ismael da Costa-
dc.contributor.referee1Bonotto, Danusa de Lara-
dc.contributor.referee2Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da-
dc.creatorMichelon, Karen Regina-
dc.date2023-03-29-
dc.date.accessioned2023-08-18T14:25:00Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-08-18T14:25:00Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6891-
dc.description.abstractThis research aims to understand the contributions and implications of the Science at School Project in the formation and teaching of Science teachers participating in a self-reflexive community constituted by this project. The qualitative study, of the Investigation-Action (IA) type, had thematic analysis of contents in two scenarios: i) theoretical that comes from the results of the review article about the main theme and ii) contextual referring to the analysis of conversations guided sessions carried out with teachers participating in the Self-Reflexive Community Sciences at School. In the first part of this study, we carried out a state-of-theknowledge review about the continuing education of teachers in the field of Natural Sciences and Technologies (NST), recognizing the role of the University-School (US) relationship based on Brazilian Theses and Dissertations , and in the second part based on the analysis of the guided conversations with the 33 active teachers participating in the self-reflective community who agreed to participate in the study. We analyse how they developed and what contributions online continuing education processes have and the effect of formation on practices in Science Teaching with technologies/remote. Based on the results constructed so far, we believe that the US relationship and formation based on the Investigation-Formation-Action (IFA) perspective, focused on professional development, permeated by learning contexts and in a continuous movement of collaboration between teachers.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições e implicações do Projeto Ciência na Escola na formação e docência dos professores de Ciências participantes de uma comunidade autorreflexiva constituída por este projeto. O estudo de natureza qualitativa, do tipo Investigação-Ação (IA), contou com a análise temática de conteúdos em dois cenários: i) teórico que advém dos resultados do artigo de revisão acerca da temática principal e ii) contextual referente a análise das conversas guiadas realizadas com os professores participantes da Comunidade Autorreflexiva Ciências na Escola. Na primeira parte deste estudo desenvolvemos uma revisão do tipo estado do conhecimento acerca da formação continuada de professores da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), reconhecendo o papel da relação Universidade-Escola (UE) a partir de Teses e Dissertações brasileiras, e na segunda parte a partir da análise das conversas guiadas com os 33 professores participantes ativos da comunidade autorreflexiva que aceitaram participar do estudo. Analisamos como se desenvolveram e quais contribuições têm os processos de formação continuada de modo online e o efeito da formação sobre as práticas no Ensino de Ciências com tecnologias/remoto. A partir dos resultados, defendemos que decorreu uma dinâmica que pode ser expressa na relação UE e na formação baseada na perspectiva da Investigação-Formação-Ação (IFA) voltada para o desenvolvimento profissional, permeados por contextos de aprendizagem e em um movimento contínuo de colaboração entre os professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2023-08-17T19:24:23Z No. of bitstreams: 1 MICHELON.pdf: 2262979 bytes, checksum: 484b8e0b1067c7e7d5218aa2c6dd9824 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-18T14:25:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MICHELON.pdf: 2262979 bytes, checksum: 484b8e0b1067c7e7d5218aa2c6dd9824 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-18T14:25:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MICHELON.pdf: 2262979 bytes, checksum: 484b8e0b1067c7e7d5218aa2c6dd9824 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.titleCiências na escola: o papel de uma comunidade autorreflexiva na formação e docência de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICHELON.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.