Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6891
Type: Dissertação
Título : Ciências na escola: o papel de uma comunidade autorreflexiva na formação e docência de professores
Author: Michelon, Karen Regina
First advisor: Güllich, Roque Ismael da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Bonotto, Danusa de Lara
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da
Resume: A presente pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições e implicações do Projeto Ciência na Escola na formação e docência dos professores de Ciências participantes de uma comunidade autorreflexiva constituída por este projeto. O estudo de natureza qualitativa, do tipo Investigação-Ação (IA), contou com a análise temática de conteúdos em dois cenários: i) teórico que advém dos resultados do artigo de revisão acerca da temática principal e ii) contextual referente a análise das conversas guiadas realizadas com os professores participantes da Comunidade Autorreflexiva Ciências na Escola. Na primeira parte deste estudo desenvolvemos uma revisão do tipo estado do conhecimento acerca da formação continuada de professores da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), reconhecendo o papel da relação Universidade-Escola (UE) a partir de Teses e Dissertações brasileiras, e na segunda parte a partir da análise das conversas guiadas com os 33 professores participantes ativos da comunidade autorreflexiva que aceitaram participar do estudo. Analisamos como se desenvolveram e quais contribuições têm os processos de formação continuada de modo online e o efeito da formação sobre as práticas no Ensino de Ciências com tecnologias/remoto. A partir dos resultados, defendemos que decorreu uma dinâmica que pode ser expressa na relação UE e na formação baseada na perspectiva da Investigação-Formação-Ação (IFA) voltada para o desenvolvimento profissional, permeados por contextos de aprendizagem e em um movimento contínuo de colaboração entre os professores.
Resumen : This research aims to understand the contributions and implications of the Science at School Project in the formation and teaching of Science teachers participating in a self-reflexive community constituted by this project. The qualitative study, of the Investigation-Action (IA) type, had thematic analysis of contents in two scenarios: i) theoretical that comes from the results of the review article about the main theme and ii) contextual referring to the analysis of conversations guided sessions carried out with teachers participating in the Self-Reflexive Community Sciences at School. In the first part of this study, we carried out a state-of-theknowledge review about the continuing education of teachers in the field of Natural Sciences and Technologies (NST), recognizing the role of the University-School (US) relationship based on Brazilian Theses and Dissertations , and in the second part based on the analysis of the guided conversations with the 33 active teachers participating in the self-reflective community who agreed to participate in the study. We analyse how they developed and what contributions online continuing education processes have and the effect of formation on practices in Science Teaching with technologies/remote. Based on the results constructed so far, we believe that the US relationship and formation based on the Investigation-Formation-Action (IFA) perspective, focused on professional development, permeated by learning contexts and in a continuous movement of collaboration between teachers.
Palabras clave : Formação de professores
Formação continuada do professor
Ensino
Ciência
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6891
Fecha de publicación : 2023
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MICHELON.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.