Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6896
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Análise crítica sobre a auto-organização de estudantes da escola itinerante Herdeiros do Saber do movimento dos trabalhadores rurais sem terra
Autor(es): Azevedo, Fernanda Maria Caldeira de
Primeiro Orientador: Hammel, Ana Cristina
Resumo: Este relatório técnico científico tem como objetivo a análise crítica da experiência da auto-organização de estudantes da Escola Itinerante Herdeiros do Saber, evidenciando suas potencialidades e contradições a partir do referencial teórico dos pioneiros da pedagogia soviética. A escola carrega, em sua concepção, a Pedagogia do Movimento, a formulação de que a luta e a organização política fazem parte do processo educativo para a formação humana que tem base histórica, materialista e dialética, portanto, o próprio MST como sujeito pedagógico. A escola situada em um território do movimento estabelece o vínculo orgânico entre a educação, a luta social e a vida cotidiana. Para alcançar o objetivo geral foi utilizado a investigação participante, conforme o método de Investigação-Ação-Participativa (IAP) com o intuito de investigar a realidade determinada para transformá-la, de acordo com Fals Borda, assim como entrevistas com educandos (as) e educadores (as) para analisar os pontos de vista sobre a efetivação da auto-organização na escola itinerante, e construir sínteses para a reflexão coletiva. O trabalho se estrutura em; 1) uma breve conceituação do princípio da auto-organização dos estudantes e sua relação com a Escola Itinerante Herdeiros do Saber; 2) a compreensão dos (as) estudantes do ensino básico sobre a auto-organização dos (as) estudantes, a fim de inferir sobre o momento atual da escola ao que tange o tema central desta pesquisa e; 3) a compreensão dos (as) educadores (as) sobre a auto-organização dos estudantes. Como resultado, pudemos constatar uma dificuldade em efetivar os núcleos setoriais, que são instâncias destinadas pelo PPP para a consolidação da auto-organização dos estudantes. Esse limite implica em tornar orgânico os espaços de auto-organização que foram pensados a partir de tarefas específicas, cada setorial tem um sentido para existir, entretanto, foi possível observar que apesar da dificuldade de realização dos núcleos setoriais, a auto-organização acontece, em alguma medida, com algumas atividades na escola, inclusive com o auto-serviço, mas também de forma mais intencionalizada com a criação do jornal.
Palavras-chave: Escola itinerante
Movimentos sociais
Pedagogia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6896
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Especialização em Realidade Brasileira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AZEVEDO.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.