Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6898
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pontarolo, Fabio | - |
dc.creator | Rotermel, Camila Jessica | - |
dc.date | 2023 | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-18T16:38:09Z | - |
dc.date.available | 2023 | - |
dc.date.available | 2023-08-18T16:38:09Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6898 | - |
dc.description.resumo | A escola itinerante está diretamente ligada ao processo de ensino aprendizagem dos educandos dos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ela representa uma ferramenta de luta e resistência, assim como uma metodologia eficaz no processo de ensinar e aprender na perspectiva de traçar uma escolarização voltada a uma formação humanizada e construída coletivamente. Ao investigar os processos formativos da Escola, em questão, ganha significado o entorno em que ela se insere, ou seja, o Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, situado em um dos maiores latifúndios da América Latina (HAMMEL, 2022). Esse processo de construção e formação influi no processo de formação do educando como o sujeito central no processo de ensino aprendizagem. O objetivo geral deste relatório foi resgatar as memórias da escola no decorrer de seus oito anos de resistência e luta, bem como apresentar as contribuições da educação oferecida pela escola itinerante para a aprendizagem e o desenvolvimento dos sujeitos nela inseridos. Este relatório foi construído a partir de pesquisa qualitativa, sendo usado para sua fundamentação obras de autores que abordam o tema pesquisado e entrevistas. Este trabalho possibilitou um resgate histórico da escola ao coletar e discutir fotos, relatos e memórias do processo histórico da Escola Itinerante Herdeiros do Saber. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2023-08-17T17:04:24Z No. of bitstreams: 1 ROTERMEL.pdf: 1736091 bytes, checksum: 3b15ec4e34a834081c958de0566d239f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-18T16:38:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROTERMEL.pdf: 1736091 bytes, checksum: 3b15ec4e34a834081c958de0566d239f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-18T16:38:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROTERMEL.pdf: 1736091 bytes, checksum: 3b15ec4e34a834081c958de0566d239f (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola itinerante | pt_BR |
dc.subject | Movimento dos sem-terra | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | O resgate histórico da escola itinerante Herdeiros do Saber: uma escola do campo coletiva e humanizada | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Realidade Brasileira |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROTERMEL.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.