Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6898
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pontarolo, Fabio-
dc.creatorRotermel, Camila Jessica-
dc.date2023-
dc.date.accessioned2023-08-18T16:38:09Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-08-18T16:38:09Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6898-
dc.description.resumoA escola itinerante está diretamente ligada ao processo de ensino aprendizagem dos educandos dos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ela representa uma ferramenta de luta e resistência, assim como uma metodologia eficaz no processo de ensinar e aprender na perspectiva de traçar uma escolarização voltada a uma formação humanizada e construída coletivamente. Ao investigar os processos formativos da Escola, em questão, ganha significado o entorno em que ela se insere, ou seja, o Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, situado em um dos maiores latifúndios da América Latina (HAMMEL, 2022). Esse processo de construção e formação influi no processo de formação do educando como o sujeito central no processo de ensino aprendizagem. O objetivo geral deste relatório foi resgatar as memórias da escola no decorrer de seus oito anos de resistência e luta, bem como apresentar as contribuições da educação oferecida pela escola itinerante para a aprendizagem e o desenvolvimento dos sujeitos nela inseridos. Este relatório foi construído a partir de pesquisa qualitativa, sendo usado para sua fundamentação obras de autores que abordam o tema pesquisado e entrevistas. Este trabalho possibilitou um resgate histórico da escola ao coletar e discutir fotos, relatos e memórias do processo histórico da Escola Itinerante Herdeiros do Saber.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2023-08-17T17:04:24Z No. of bitstreams: 1 ROTERMEL.pdf: 1736091 bytes, checksum: 3b15ec4e34a834081c958de0566d239f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-18T16:38:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROTERMEL.pdf: 1736091 bytes, checksum: 3b15ec4e34a834081c958de0566d239f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-18T16:38:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROTERMEL.pdf: 1736091 bytes, checksum: 3b15ec4e34a834081c958de0566d239f (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola itinerantept_BR
dc.subjectMovimento dos sem-terrapt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO resgate histórico da escola itinerante Herdeiros do Saber: uma escola do campo coletiva e humanizadapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Especialização em Realidade Brasileira

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROTERMEL.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.