Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6902
Type: Artigo Cientifico
Title: Escola itinerante Herdeiros do Saber: contradições e perspectivas sobre a implementação do novo ensino médio
Author: Martins, Rejane Severo
First advisor: Janata, Natacha Eugênia
Resume: O objetivo deste trabalho foi investigar o processo do Novo Ensino Médio e refletir sobre o Itinerário Formativo para Escolas de Assentamento e Acampamento, a partir da análise do referencial Curricular para o Ensino Médio do Estado do Paraná, a fim de compreender as aproximações e distanciamentos desta proposta em relação ao Projeto Político Pedagógico d a Escola Itinerante Herdeiros do Saber (Unidade de \estudo), localizada num acampamento de Reforma Agrária organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Rio Bonito do Iguaçu PR, apontando algumas contradições e perspectivas neste processo. O processo da investigação ocorreu a partir das reflexões realizadas na Unidade de Estudo (UE) do Curso Realidade Brasileira (CRB). O método utilizado foi da práxis, partindo da construção de um plano de ação em grupos de estudos definidos pela inserção e relação com as temáticas nas Unidades de Estudos, além de seminários, relatórios e sínteses da realidade concreta para a reflexão e ação, alternando tempo comunidade e tempo universidade. Foram analisados documentos como o Projeto Político Pedagógico da escola, Ofícios em relação à implementação do Novo Ensino Médio e a Matriz Curricular do Estado do Paraná, bem como o Itinerário Formativo para Escolas de Assentamento e Acampamento, além de outros textos que tratam da temática. Este trabalho apontou algumas inconsistências e contradições na proposta do Novo Ensino Médio para esta escola, e portanto, mesmo buscando uma adequação com a realidade do campo, não contempla as especificidades da realidade dos educandos.
Keywords: Escola itinerante
Ensino médio
Movimento dos sem-terra
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6902
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Especialização em Realidade Brasileira

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARTINS.pdf517.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.