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Tipo: Monografia
Título: A escola de tempo integral: a ressignificação de tempos e espaços educativos – a proposta de educação em tempo integral no município de Chopinzinho, PR
Autor(es): Mendes, Zeloir Aparecida Scabeni
Primeiro Orientador: Corá, Elsio José
Resumo: A educação no Brasil tem buscado estratégias para efetivar uma escola para todos. A qualidade da educação básica representa um componente estratégico do ponto de vista social, econômico e cultural. Sabe-se que o progresso democrático está relacionado a redução da pobreza e a qualidade de vida, sendo fundamentais para isso políticas públicas que priorizem este processo. A escola tem assumido nas últimas décadas múltiplas funções que implicam no ato de educar, cuidar e proteger integralmente. Neste contexto, a ampliação de tempos e espaços educativos apresenta-se como oportunidade de aprendizagem e de formação de um ser humano integral. Emerge disso a necessidade de novos contextos educativos, novos perfis de educadores, diante do novo movimento da escola à comunidade, bem como aos novos saberes. A escola passa a ser entendida como espaço de crescimento, de vida, de discussão da realidade e de construção de saberes, espaço para o estabelecimento de relações intersubjetivas e intersetoriais, lugar privilegiado para pensar e propor ações educativas. Nos últimos anos a educação integral está sendo fortalecida pelo Programa Mais Educação, que se apresenta como estratégia indutora para auxiliar escolas e municípios na implantação e fortalecimento da educação em tempo integral. Diante deste cenário nacional o presente trabalho procura apresentar O Projeto de Educação em Tempo Integral em desenvolvimento no município de Chopinzinho, localizado na região sudoeste do Paraná. Esse projeto representa para a educação municipal a efetivação de um processo de educação integral ofertado em todas as escolas da rede e compreende a educação como formação humana, concebendo a infância como a fase mais importante para a aprendizagem. Além disso, procura-se contribuir com outros profissionais da educação, em especial, em tempo integral, por meio da apresentação das experiências e aprendizagens que tive na direção de uma escola de tempo integral.
Abstract/Resumen: Education in Brazil has sought strategies to obtain a school for everyone. The quality of basic education is a strategic component in social, economic and cultural perspective. It is known that democratic progress is related to poverty reduction and quality of life, being fundamental for that public policies that prioritize this process. The school has taken in recent decades involving multiple functions in nurture, care for and protect fully. In this context, the expansion of educational spaces and times presents itself as an opportunity for learning and training of a whole human being. Emerges that the need for new educational settings, new profiles of educators, before the new school movement to the community as well as to new knowledge. The school is understood as a place of growth, life, discussion of reality and knowledge construction, space for the establishment of intersectoral and inter-subjective relations, preferred to think and propose educational activities place. In recent years, comprehensive education is being strengthened by More Education Program, which is presented as an inductive strategy to assist schools and districts in implementing and strengthening education full time. Given this national scene this paper seeks to present The Education Project Full time developing in the municipality of Chopinzinho, located in the southwestern region of Paraná. This project is for the municipal education effecting a process of comprehensive education offered in all schools in the network and understands education as a human, conceiving a child as the most important for the learning phase. Also looking to contribute with other education professionals, in particular, full-time, through the presentation of experiences and learning that I had toward a school full-time.
Palavras-chave: Educação integral
Políticas públicas
Construção do conhecimento
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6934
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Especialização em Educação Integral

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