Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6947
Type: Monografia
Título : A formação do coordenador pedagógico inserida no âmbito escolar
Author: Castro, Mayara Aparecida Xavier de
First advisor: Pierozan, Sandra Simone Hopner
metadata.dc.contributor.referee1: Sartori, Jerônimo
metadata.dc.contributor.referee2: Cerutti, Andressa
Resume: O presente trabalho consiste em apresentar a importância que o coordenador pedagógico tem no âmbito escolar, visto que é um importante profissional que trabalha com o intuito de auxiliar professores em suas práticas pedagógicas, promovendo formações continuadas na escola e necessita de olhares sobre a sua própria formação. A pesquisa tem como objetivo principal evidenciar quais são os principais aspectos necessários na formação do coordenador. A metodologia utilizada no trabalho envolve uma pesquisa qualitativa, onde foram utilizadas referências bibliográficas, como artigos, teses e dissertações. O material escolhido para fazer uma revisão descritiva é o conjunto de obras que tem como principais organizadoras Vera Maria Nigro de Souza Placco e Laurinda Ramalho de Almeida, que retratam a atuação do coordenador em diferentes aspectos da educação básica. O trabalho se organiza ao longo de três capítulos que versam sobre o contexto escolar e a função do coordenador pedagógico, uma breve análise acerca das obras acadêmicas anunciando de que forma trazem elementos sobre a formação do coordenador e na sequência uma síntese sobre quais as lacunas foram possíveis identificar através das leituras realizadas ao longo da pesquisa. Por fim o trabalho conclui que a formação continuada tem grande influência na atuação do coordenador, muitas vezes essa prática depende não somente do próprio profissional, mas também de terceiros. Por isso é preciso que os estudos acerca da formação do coordenador continuem sendo ampliados para que se consiga maior efetividade nessa questão.
Resumen : The present work consists of presenting the importance that the pedagogical coordinator has in the school environment, since it is an important professional who works in order to assist teachers in their pedagogical practices, promoting continuing training in school and needs to look at their own training. The main objective of the research is to highlight the main aspects necessary in the training of the coordinator. The methodology used in the work involves a qualitative research, where bibliographical references were used, such as articles, theses and dissertations. The material chosen to make a descriptive review is the set of works that have as main organizers Vera Maria Nigro de Souza Placco and Laurinda Ramalho de Almeida, who portray the coordinator's performance in different aspects of basic education. The work is organized along three chapters that deal with the school context and the function of the pedagogical coordinator, a brief analysis about the academic works announcing how they bring elements about the training of the coordinator and then a synthesis about which gaps were possible to identify through the readings carried out throughout the research. Finally the work concludes that continuing education has great influence on the performance of the coordinator, often this practice depends not only on the professional himself, but also on third parties. Therefore, it is necessary that studies on the training of the coordinator continue to be expanded in order to achieve greater effectiveness in this matter.
Palabras clave : coordenação pedagógica
educação básica
formação continuada
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6947
Fecha de publicación : jul-2023
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CASTRO.pdf783.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.