Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6950
Tipo: Dissertação
Título: Unidade temática Terra e Universo: análise curricular no Ensino de Ciências
Autor(es): Dias, Tanise Caroline
Primeiro Orientador: Hermel, Erica do Espírito Santo
Primeiro coorientador: Santos, Rosemar Ayres dos
Primeiro membro da banca: Hunsche, Sandra
Segundo membro da banca: Uhmann, Rosângela Inês Matos
Resumo: Esta pesquisa considera a relevância da Unidade Temática (UT) Terra e Universo, que foi incluída na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em todos os anos do Ensino Fundamental (EF) e no Ensino Médio (EM), no Ensino de Ciências (EC). Desta forma, apresenta ao longo dos capítulos, a revisão bibliográfica e documental de cunho qualitativo realizada, a qual teve como corpus de análise teses, dissertações e onze coleções de livros didáticos (LD) de Ciências do Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2020. Investigamos: Como se mostra a UT Terra e Universo na BNCC, LD e pesquisas da área, em relação às práticas no currículo do ensino de Ciências? Objetivamos analisar as pesquisas presentes no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, o enfoque dado ao currículo através da UT Terra e Universo no EC, refletindo sobre as diferentes formas de ensinar e seus resultados e compreender os textos das coleções de LD analisadas, baseadas nos objetos do conhecimento, competências e habilidades propostas pela BNCC, observando se sugerem metodologias diferenciadas. Metodologicamente, utilizamos a Análise Textual Discursiva. Com a análise, emergiram categorias que possibilitaram a construção de metatextos que possibilitaram discutir e problematizar sobre a inserção desta UT no EF e EM no EC, ressaltando que a formação inicial e continuada de professores requer a inclusão desta UT em seu planejamento, execução e avaliação; observamos sugestões de atividades investigativas; de utilização de DICT; de obstáculos epistemológicos encontrados em alguns LD, de diferenças entre as coleções de LD de Ciências do EF (anos finais) brasileiras em relação as coleções de LD de Portugal; possibilidade de trabalhar esta UT com uma abordagem interdisciplinar; possível fragmentação e descontextualização no desenvolvimento desta ao longo da BE e indicar possibilidades de metodologias diferenciadas, com sugestões de atividades práticas que podem ser realizadas, tais como: atividades de pesquisa, construção de modelos, filmes, uso de aplicativos, confecção de planisférios, visitas a planetários e observação do céu, dentre outras, que serão descritas ao longo dessa dissertação.
Abstract/Resumen: This research considers the relevance of the Thematic Unit (TU) Terra e Universo, which was included in the new Base Nacional Comum Curricular (BNCC), in all years of Elementary School (ES) and High School (HS) in Science Teaching (ST). In this way, it presents throughout the chapters, the qualitative bibliographical and documental review carried out, which had as a corpus of analysis theses, dissertations and eleven collections of textbooks (TB) of Sciences of the National Book and Teaching Material Program 2020 We investigated: How is the TU Terra e Universo shown in the BNCC, TB and research in the area, in relation to practices in the science teaching curriculum? We aimed to analyze the research present in the Brazilian Institute of Information in Science and Technology, the focus given to the curriculum through the TU Terra e Universo in SE, reflecting on the different ways of teaching and their results and understanding the texts of the analyzed textbook collections, based on in the objects of knowledge, competences and skills proposed by the BNCC, noting whether they suggest different methodologies. Methodologically, we used Discursive Textual Analysis. With the analysis, categories emerged that enabled the construction of metatexts that made it possible to discuss and problematize the insertion of this TU in the ES and HS in the SE, emphasizing that the initial and continued training of teachers requires the inclusion of this TU in its planning, execution and evaluation ; we observed suggestions for investigative activities; use of TDIC; of epistemological obstacles found in some textbooks, of differences between the collections of textbooks of ES Sciences (final years) in Brazil in relation to the collections of textbooks in Portugal; possibility of working this UT with an interdisciplinary approach; possible fragmentation and decontextualization in its development throughout the EB and indicate possibilities of differentiated methodologies, with suggestions of practical activities that can be carried out, such as: research activities, construction of models, films, use of applications, making planispheres, visits to planetariums and observation of the sky, among others, which will be described throughout this dissertation.
Palavras-chave: Currículo
Ensino Fundamental
Análise de texto
Livro didático
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6950
Data do documento: 2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIAS.pdf527,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.