Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6987
Tipo: Dissertação
Título: Formação docente e altas habilidades/superdotação: a ênfase do empresário de si e do capital humano nas políticas educacionais
Autor(es): Mendonça, Bruna
Primeiro Orientador: Gräff, Patrícia
Primeiro membro da banca: Neitzel, Odair
Segundo membro da banca: Nozu, Washington Cesar Shoiti
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender os efeitos da racionalidade neoliberal sobre as políticas de formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado em altas habilidades/superdotação, sob o imperativo da inclusão. Trata-se de uma pesquisa orientada pela abordagem epistemológica pós-crítica, de cunho qualitativo, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental como suporte de investigação. As análises empreendidas amparam-se nos estudos Foucaultianos em Educação, pinçando a biopolítica como ferramenta teórico-metodológica. O corpus documental é constituído por políticas educacionais internacionais, nacionais, do estado de Santa Catarina e por cursos de formação continuada para professores da Educação Básica, com ênfase nas altas habilidades/superdotação. O exercício analítico empreendido sobre os materiais permitiu a compreensão das políticas educacionais para formação continuada de professores como estratégias biopolíticas que buscam subjetivar a conduta do empresário de si nos sujeitos. Percebeu-se que as políticas educacionais exercem duas práticas de investimento no capital humano no contexto contemporâneo. A primeira prática é realizada pelo próprio sujeito, sendo ele responsável pela capitalização de competências necessárias pela perspectiva neoliberal, para manter-se competitivo no jogo econômico. A segunda prática é realizada por intervenção do Estado. Nela, o Estado fomenta o capital humano docente, por meio de cursos de formação continuada, que objetivam a constituição do especialista para o atendimento educacional especializado para o sujeito com altas habilidades/superdotação. Conclui-se que as políticas educacionais contemporâneas movimentam, controlam e conduzem a conduta do empresário de si sobre os docentes, além de instituir um especialista expert na ação de identificar, mas, sobretudo, potencializar habilidades do sujeito com altas habilidades/superdotação. Ambas as práticas de investimento no capital humano são importantes para a manutenção das engrenagens e dos interesses neoliberais, na Contemporaneidade.
Abstract/Resumen: This research aims to understand the effects of neoliberal rationality on continuing teacher training policies for specialized educational services in high abilities/giftedness, under the imperative of inclusion. This is research guided by a post-critical epistemological approach, of a qualitative nature, using bibliographic and documentary research as research support. The analyzes undertaken are based on Foucauldian studies in Education, highlighting biopolitics as a theoretical-methodological tool. The documentary corpus consists of international and national educational policies from the state of Santa Catarina and continuing training courses for Basic Education teachers, with an emphasis on high skills/giftedness. The analytical exercise undertaken on the materials allowed the understanding of educational policies for the continued training of teachers as biopolitical strategies that seek to subjectivize the conduct of the self-entrepreneur in the subjects. It was noticed that educational policies exercise two investment practices in human capital in the contemporary context. The first practice is carried out by the subject himself, who is responsible for capitalizing on skills necessary from the neoliberal perspective, to remain competitive in the economic game. The second practice is carried out through State intervention. In it, the State promotes teaching human capital, through continuing training courses, which aim to create specialists for specialized educational services for individuals with high skills/giftedness. It is concluded that contemporary educational policies move, control and guide the conduct of the self-entrepreneur over teachers, in addition to establishing an expert specialist in the action of identifying, but, above all, enhancing the abilities of individuals with high abilities/giftedness. Both investment practices in human capital are important for maintaining neoliberal gears and interests in Contemporary Times.
Palavras-chave: Políticas educacionais
Educação básica
Atendimento educacional especializado
Neoliberalismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6987
Data do documento: 23-Ago-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENDONÇA.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.