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Tipo: Dissertação
Título: A caminhada das ideologias militares nas políticas educacionais brasileiras e sua marcha forte na contemporaneidade pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares
Autor(es): Carminatti, Victória Louise de Paula Santos
Primeiro Orientador: Caracelli Scherma, Camila
Primeiro membro da banca: Mello, Marisol Barenco de
Segundo membro da banca: Gräff, Patrícia
Terceiro membro da banca: Petry, Oto João
Resumo: Esta Dissertação objetiva compreender como as orientações do ideário militar se fizeram presentes na esfera das políticas educacionais ao longo dos anos até chegarem no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares como um marco contemporâneo. Tendo como base a filosofia da linguagem, desenvolvida por Mikhail Bakhtin e o Círculo, utiliza de escritos assinados por Mikhail Bakhtin, Camila Caracelli Scherma, João Wanderley Geraldi, Valdemir Miotello, Hélio Pajeú, Augusto Ponzio e Valentin Volochínov para fundamentar teoricamente a investigação em torno da luta sígnica; da mesma forma, emprega o cotejamento como caminho metodológico para pôr diferentes vozes em relação. Utiliza, também, da rica pesquisa sobre a história da educação brasileira feita por Dermeval Saviani, do conceito de poder disciplinar do filósofo Michel Foucault e da metodologia de Roland Barthes, considerando a retórica da imagem. Para desenvolver a pesquisa, toma como conjuntos de dados: pesquisas acadêmicas; documentos no âmbito das políticas públicas, assinados por órgãos do Governo Federal do Brasil; documentos de agentes hegemônicos globais; imagens produzidas pelo Governo Federal, jornais eletrônicos e organismos internacionais; informações divulgadas pela mídia. A compreensão discursiva dos dados da pesquisa revela que, desde o Império, as ideologias militares exerceram forças sobre a educação formal brasileira e que materiais discursivos trabalharam, e trabalham, a favor do fortalecimento de forças centrípetas que buscam levar o militarismo para o centro de valor da democracia. A pesquisa mostra que, na contemporaneidade, os discursos em prol da militarização são fortes e seus defensores bem articulados ao ponto de conseguirem legitimar o discurso militarizante por meio da eleição de um presidente que instaurou uma política educacional que apresenta as formas constitutivas do fenômeno da militarização – o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Pela repetição de padrões enunciativos, tanto as fotografias produzidas e divulgadas como propaganda do programa quanto os documentos oficiais do programa, assinados pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Defesa, estabelecem uma hegemonia e atendem às demandas da agenda neoconservadora, especialmente às demandas da nova direita cristã. As Escolas Cívico-Militares estabilizam, assim, um movimento político que, no Brasil, desde 2013 avança no legislativo. Ademais, a estratégia discursiva utilizada para justificar a implementação do programa define as escolas não-militarizadas como instituições sem segurança, sem valores e sem bons resultados em provas nacionais; dessa maneira, tentando estabelecer um consenso sobre os benefícios desse modelo de escola, que possui como conjunto de ações para a formação de valores, deveres e costumes militares nos estudantes. Conclui, por fim, que as Escolas Cívico-Militares voltam-se à educação da população pobre, garantem a aplicação do olhar hierárquico, da sanção normalizadora e do exame e impregnam o espaço escolar de um discurso de higiene, de ordem, de obediência, de disciplina e de patriotismo.
Abstract/Resumen: Ce mémoire de maîtrise vise à comprendre comment les lignes directrices des idéaux militaires étaient présentes dans la sphère des politiques éducatives au fil des ans jusqu'à ce qu'elles arrivent au Programme National des Écoles Civiques-Militaires comme un repère contemporain. Basé sur la philosophie du langage, développée par Mikhaïl Bakhtine et le Cercle, il utilise des écrits signés par Mikhaïl Bakhtine, Camila Caracelli Scherma, João Wanderley Geraldi, Valdemir Miotello, Hélio Pajeú, Augusto Ponzio et Valentin Voloshinov pour fonder théoriquement l'enquête autour de la lutte des signes; de même, il utilise la collation comme chemin méthodologique pour mettre différentes voix en relation. Il utilise également les riches recherches sur l'histoire de l'éducation brésilienne menées par Dermeval Saviani, le concept de pouvoir disciplinaire du philosophe Michel Foucault et la méthodologie de Roland Barthes, considérant la rhétorique de l'image. Pour développer la recherche, on prend comme base de données: la recherche académique; documents dans le cadre des politiques publiques signés par des organes du Gouvernement Fédéral du Brésil; documents d'agents hégémoniques mondiaux; images produites par le Gouvernement Fédéral, les journaux électroniques et les organisations internationales; informations diffusées par les médias. La compréhension discursive des données de recherche révèle que, depuis l'Empire, les idéologies militaires ont exercé des forces sur l'éducation formelle brésilienne et que les matériaux discursifs ont travaillé, et travaillent, en faveur du renforcement des forces centripètes qui cherchent à amener le militarisme au centre de la valeur de démocratie. La recherche montre qu'à l'époque contemporaine, les discours en faveur de la militarisation sont forts et leurs défenseurs bien articulés au point de pouvoir légitimer le discours militarisant à travers l'élection d'un président qui a établi une politique éducative qui présente les formes constitutives de le phénomène de militarisation – le Programme National des Écoles Civiques-Militaires. Par la répétition de schémas énonciatifs, tant les photographies produites et diffusées dans le cadre de la propagande du programme que les documents officiels du programme, signés par le Ministère de l'Éducation et le Ministère de la Défense, établissent l'hégémonie et répondent aux exigences de l'agenda néoconservateur, en particulier aux exigences du nouvelle droite chrétienne. Les Écoles Civiques-Militaires stabilisent ainsi un mouvement politique qui, au Brésil, depuis 2013 a avancé dans la législature. Par ailleurs, la stratégie discursive utilisée pour justifier la mise en oeuvre du programme définit les écoles non militarisées comme des institutions sans sécurité, sans valeurs et sans bons résultats aux tests nationaux; de cette manière, en essayant d'établir un consensus sur les avantages de ce modèle scolaire, qui a comme ensemble d'actions pour la formation de valeurs, de devoirs et de coutumes militaires chez les élèves. Il conclut, enfin, que les Écoles Civiques-Militaires se concentrent sur l'éducation de la population pauvre, garantissent l'application de la vision hiérarchique, de la sanction normalisatrice et de l'examen et imprègnent l'espace scolaire d'un discours d'hygiène, d'ordre, d'obéissance, de discipline et le patriotisme
Palavras-chave: Políticas educacionais
Educação
Educação militar
Discurso Backtiniano
Programa Nacional das escolas Cívico-militares
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6992
Data do documento: 30-Jun-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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