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Tipo: Monografia
Título: Ambiência escolar: uma proposta de avaliação para escolas públicas
Autor(es): Tonin, Lidilene
Primeiro Orientador: Mendes, Marciane Maria
Primeiro coorientador: Monkolski, Alexandre
Resumo: A ambiência escolar corresponde à forma com que nos relacionamos à escola usando nossos sentidos, criando uma perspectiva de aprendizado. Embora negligenciada a maioria das vezes pelos educadores é um fator importante a ser analisado em detrimento da organização pedagógica. Dessa forma o foco do presente trabalho é propor um protocolo de análise de ambiência para escolas públicas o qual pode ser utilizado em todas as instancias escolares, com as referidas adaptações. A instituição diagnosticada, escola Água Verde está situada no município de Laranjeiras de Sul (PR), que oferta Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, sendo caracterizada como uma unidade de periferia. As variáveis organizacionais investigadas foram às dimensões física, socioeconômica/cultural, administrativa, ambiental e familiar. Os resultados mostraram que a escola atende a maioria dos requisitos de ambiência que colaboram para a criação de ambiente de ensino aprendizagem. Mas assim como todas as escolas Brasileiras apresenta suas limitações. Essas inconsistências foram registradas em todas as dimensões de maneira pontual. Assim foram identificados problemas com alguns indicadores como edificação, design, paisagismo, harmonização, biblioteca, informática, acessibilidade, segurança, remuneração, disposição de resíduos e envolvimento familiar. O protocolo utilizado conseguiu identificar alguns problemas que podem ser contornados com ações simples que envolvem a aptidão escolar já identificada no trabalho cotidiano do corpo de professores. Um conjunto de procedimentos pode ser adotado a partir dos resultados para inferir ao público e gestores soluções para tomada de decisões.
Abstract/Resumen: The school ambience corresponds to the way we relate to school using our senses, creating a learning perspective. Although most often neglected by educators, it is an important factor to be analyzed to the detriment of pedagogical organization. Thus, the focus of this work is to propose an ambience analysis protocol for public schools that can be used in instances of country education, with the aforementioned adaptations. The institution diagnosed, Água Verde school, is located in the Laranjeiras de Sul (PR) city, which offers pre-school and elementary education, being characterized as a periphery unit. The organizational variables investigated were the physical, socioeconomic/cultural, administrative, environmental and family dimensions. The results showed that the school meets most of the ambience requirements that contribute to the creation of a teaching-learning environment. But like all Brazilian schools, it has its limitations. These inconsistencies were recorded in all dimensions in a timely manner. Thus, problems were identified with some indicators such as building, design, landscaping, harmonization, library, information technology, accessibility, security, remuneration, waste disposal and family involvement. The protocol used was able to identify some problems that can be circumvented with simple actions that involve school aptitude already identified in the daily work of the teaching staff. A set of procedures can be adopted from the results to infer to the public and managers solutions for decision making.
Palavras-chave: Administração da educação
Ensino e aprendizagem
Política educacional
Ambiente escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7001
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

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