Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7007
Type: Dissertação
Title: Os desafios da assistência estudantil na educação profissional e tecnológica: problematizando a meritocracia e as estratégias de permanência estudantil no contexto de desigualdades sociais sob uma perspectiva interdisciplinar
Author: Frandolozo, Silvia Lethicia
First advisor: Bittencourt, Zoraia Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, André Michel dos
Resume: A Dissertação ora apresentada está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. Tendo como centralidade de estudos a Política de Assistência Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica, a pesquisa objetivou verificar os desafios da Assistência Estudantil para garantir a permanência e o êxito acadêmico na perspectiva dos estudantes que recebem o auxílio estudantil oferecido pelo IFRS – Campus Erechim no contexto de uma sociedade meritocrática e desigual. De natureza qualitativa, de campo e exploratória, a pesquisa se estabelece de maneira interdisciplinar a partir de reflexões acerca do Serviço Social, da Educação e da Sociologia. Como meios para o aprofundamento teórico, utilizou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa de estado do conhecimento e pesquisa documental. Para a coleta de dados, aplicou-se questionários on-line com perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha para 27 estudantes e egressos dos cursos superiores e técnicos subsequentes do IFRS - Campus Erechim que receberam ou recebem auxílio estudantil entre os anos de 2021 e 2023. Para o procedimento de sistematização e análise dos dados obtidos na pesquisa empírica, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam a Assistência Estudantil como essencial para a permanência e o êxito de estudantes em condições socioeconômicas menos favorecidas. Por outro lado, apontam também as fragilidades e as limitações que ainda impedem o avanço da Assistência Estudantil para se consolidar como política pública de educação que pode equiparar as oportunidades e minimizar as desigualdades sociais, tais como os cortes no orçamento das Instituições Federais de Ensino, o repasse financeiro insuficiente para atender os estudantes que dela necessitam em sua integralidade, a exigência de contrapartida para manter o auxílio financeiro e a necessidade de promover mais espaços de esclarecimento sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e sobre a Política de Assistência Estudantil. Tal política pública é permeada por contradições em face das dificuldades encontradas para alcançar os objetivos a que se propõe e se efetivar como um direito social. Contudo, as opiniões externadas pelos participantes da pesquisa não deixam dúvidas quanto ao significativo papel da Assistência Estudantil para a permanência e a conclusão dos estudos, assim como da educação na ampliação de oportunidades pessoais e profissionais que possibilitam o rompimento dos padrões sociais estabelecidos em nossa sociedade.
Keywords: Educação profissional
Educação tecnológica
Permanência
Desigualdade social
Meritocracia
Assistência estudantil
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7007
Issue Date: 18-Aug-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANDOLOZO.pdf3.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.