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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7007
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os desafios da assistência estudantil na educação profissional e tecnológica: problematizando a meritocracia e as estratégias de permanência estudantil no contexto de desigualdades sociais sob uma perspectiva interdisciplinar |
Autor(es): | Frandolozo, Silvia Lethicia |
Primeiro Orientador: | Bittencourt, Zoraia Aguiar |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Thiago Ingrassia |
Segundo membro da banca: | Santos, André Michel dos |
Resumo: | A Dissertação ora apresentada está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. Tendo como centralidade de estudos a Política de Assistência Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica, a pesquisa objetivou verificar os desafios da Assistência Estudantil para garantir a permanência e o êxito acadêmico na perspectiva dos estudantes que recebem o auxílio estudantil oferecido pelo IFRS – Campus Erechim no contexto de uma sociedade meritocrática e desigual. De natureza qualitativa, de campo e exploratória, a pesquisa se estabelece de maneira interdisciplinar a partir de reflexões acerca do Serviço Social, da Educação e da Sociologia. Como meios para o aprofundamento teórico, utilizou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa de estado do conhecimento e pesquisa documental. Para a coleta de dados, aplicou-se questionários on-line com perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha para 27 estudantes e egressos dos cursos superiores e técnicos subsequentes do IFRS - Campus Erechim que receberam ou recebem auxílio estudantil entre os anos de 2021 e 2023. Para o procedimento de sistematização e análise dos dados obtidos na pesquisa empírica, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam a Assistência Estudantil como essencial para a permanência e o êxito de estudantes em condições socioeconômicas menos favorecidas. Por outro lado, apontam também as fragilidades e as limitações que ainda impedem o avanço da Assistência Estudantil para se consolidar como política pública de educação que pode equiparar as oportunidades e minimizar as desigualdades sociais, tais como os cortes no orçamento das Instituições Federais de Ensino, o repasse financeiro insuficiente para atender os estudantes que dela necessitam em sua integralidade, a exigência de contrapartida para manter o auxílio financeiro e a necessidade de promover mais espaços de esclarecimento sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e sobre a Política de Assistência Estudantil. Tal política pública é permeada por contradições em face das dificuldades encontradas para alcançar os objetivos a que se propõe e se efetivar como um direito social. Contudo, as opiniões externadas pelos participantes da pesquisa não deixam dúvidas quanto ao significativo papel da Assistência Estudantil para a permanência e a conclusão dos estudos, assim como da educação na ampliação de oportunidades pessoais e profissionais que possibilitam o rompimento dos padrões sociais estabelecidos em nossa sociedade. |
Palavras-chave: | Educação profissional Educação tecnológica Permanência Desigualdade social Meritocracia Assistência estudantil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7007 |
Data do documento: | 18-Ago-2023 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
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