Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7074
Type: Monografia
Title: A linguagem fotográfica na educação infantil: o CEIM sob o olhar da criança
Author: Alves, Adriely dos Santos
First advisor: Beltrame, Lisaura Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Lazarotto, Aline
metadata.dc.contributor.referee2: Riveiro, Andrea Simões
Resume: A presente pesquisa tem como tema, A Linguagem Fotográfica na Educação Infantil e trata-se de um projeto com inspiração em etnografia, realizado com crianças de 4 e 5 anos no CEIM Trilha do Saber na cidade de Guatambu - SC no ano de 2023, objetivando compreender qual a percepção do belo no ambiente educativo de acordo com a visão das crianças, estas tidas nessa pesquisa como protagonistas do processo educativo. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa com inspiração na etnografia e a pesquisa com crianças. Foi utilizada uma sequência didática para coleta dos dados, que contemplou quatro instrumentos: observações onde foram realizadas observações simples, na turma autorizada pela instituição, com registros em diário de campo; oficina fotográfica onde foram apresentadas as noções básicas de fotografia e composição de imagens; registros fotográficos onde as crianças em posse da câmera fotográfica fizeram seus registros do CEIM, e por fim foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as crianças. Posteriormente, inseriu-se também a análise das falas e registros fotográficos produzidos pelas crianças, para identificar a sua visão sobre o CEIM. Os resultados obtidos nos fizeram ver a fotografia como uma forma poderosa de expressão visual que tem o potencial de enriquecer o processo educativo na educação infantil e que permite que as crianças se expressem, observem o mundo ao seu redor e compartilhem suas experiências de maneira única.
Abstract: The present research has as its theme, The Photographic Language in Childhood Education and it is a project with inspiration in ethnography, carried out with children of 4 and 5 years old in CEIM Trilha do Saber in the city of Guatambu - SC in the year 2023, aiming to understand what is the perception of beauty in the educational environment according to the vision of children, these considered in this research as protagonists of the educational process. The methodology used is qualitative research inspired by ethnography and research with children. A didactic sequence was used for data collection, which included four instruments: observations, where simple observations were made, in the class authorized by the institution, with records in a field diary; a photographic workshop where the basics of photography and image composition were presented; photographic records where children in possession of the camera made their records of CEIM, and finally semi-structured interviews, were conducted with the children. Subsequently, the analysis of the speeches and photographic records produced by the children was also inserted, to identify their vision of CEIM. The results obtained made us see photography as a powerful form of visual expression that has the potential to enrich the educational process in early childhood education and that allows children to express themselves, observe the world around them and uniquely share their experiences.
Keywords: Fotografia
Ensino e aprendizagem
Educação infantil
Crianças
Linguagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7074
Issue Date: 19-Jul-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALVES.pdf14.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.