Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7083
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Relação teoria e prática no estágio da educação infantil
Autor(es): Matiasso, Tainara Kellyn Moraes
Primeiro Orientador: Pensin, Daniela Pederiva
Resumo: O artigo a seguir resulta de um processo de investigação desenvolvido ao longo do componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Como objetivo, buscou-se refletir sobre como se apresentam, no contexto das práticas do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil, os princípios assumidos pelo Curso de Pedagogia da UFFS, campus Chapecó, acerca da relação teoria-prática na perspectiva da práxis pedagógica. A pesquisa, de caráter qualitativo e abordagem descritiva, considerou, enquanto população, acadêmicos que tenham realizado estágio obrigatório em Educação Infantil no período compreendido entre 2020 e 2022. Os dados analisados, decorrentes de pesquisa de campo que empregou questionário eletrônico enquanto instrumento de coleta, apontam para a presença de fragilidades na relação teoria e prática, embora o projeto pedagógico do curso tome a práxis enquanto princípio formativo; enfatizam a necessidade da presença, do acompanhamento e da orientação ao longo do processo de estágio; demonstram uma percepção ainda atrelada ao estágio enquanto momento “da prática” no curso por parte das acadêmicas; indicam o desenvolvimento remoto do estágio como mais suscetível à dicotomia teoria e prática. Destaca-se, neste cenário, a necessidade de se rediscutir o conceito de práxis como princípio formativo e suas implicações à prática pedagógica ao longo do curso, assim como trazer ao debate o papel e as práticas de orientação de estágio e a relação academia e escola.
Palavras-chave: Pedagogia
Ensino e aprendizagem
Teoria
Prática
Estágio Curricular Supervisionado
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7083
Data do documento: 6-Abr-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATIASSO.pdf811,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.