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Tipo: Monografia
Título: Educação em ciências na educação infantil: uma análise das atas do ENPEC (2017-2021)
Autor(es): Santiago, Maricelia Cardoso
Primeiro Orientador: Slongo, Ione Ines Pinsson
Primeiro membro da banca: Matagi, Aline
Segundo membro da banca: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resumo: Este estudo explora a intersecção entre a infância, a educação infantil, a educação em ciências e as pesquisas realizadas nessa área. Trata-se de conhecer o que tem sido produzido no Brasil sobre a Educação em Ciências na Educação Infantil e socializada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no recorte temporal de 2017 a 2021, envolvendo a XI, XII e XIII edições do evento. Para isto, foi realizada uma pesquisa do “estado do conhecimento”, (ROMANOWSKI; ENS, 2006). Os dados foram buscados no endereço eletrônico da Associação Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) https://abrapec.com. Para a identificação dos estudos, socializados nas seções de Comunicações Orais do evento, foram realizadas buscas, na ferramenta disponibilizada nas próprias atas, somente com a expressão ''Educação Infantil'', uma vez que o evento é específico sobre a Educação em Ciências. No percurso investigativo foram localizados ao todo 18 trabalhos, dos quais foram extraídos os seguintes dados: (1) Distribuição das pesquisas nas três edições do ENPEC; (2) Regiões de onde procedem aos estudos; (3) Universidades às quais se vinculam os trabalhos; (4) Público alvo; (5) Palavras-chave; (6) Focos temáticos; (7) Principais referências teóricas utilizadas. Com o resultado, ficou evidente a escassez de pesquisas ao longo do tempo focadas nesse tema: 2017 apresentaram cinco pesquisas, 2019 apresentou seis pesquisas e 2021 apresentou sete pesquisas, caracterizando aumento de uma pesquisa por ano. Estudo anterior Rosa (2020) mostra que 2011 apresentaram oito pesquisas, em 2013 houve cinco pesquisas e em 2015 houve treze pesquisas, o que evidencia a queda nas produções. A análise deste trabalho tem como resultado a predominância das produções por universidades das regiões Sudeste e Sul, ambas com 33% do total encontrado. Quanto às universidades produtivas, houve destaque para IFSP e UEMS. Educação e Infância foram as principais palavras-chave das pesquisas estudadas nas três edições, na edição de 2017 as principais palavras-chave Ciências e Ensino, na edição 2019 as principais palavras-chave Ensino e Educação Científica. Resultado dos focos temáticos em destaque foram Processos e métodos de ensino aprendizagem (PME), Estudos da produção científica (EPC) e Currículos e Programas (CP). Quanto aos principais documentos educacionais, foram destaques: Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI) (BRASIL, 1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) (BRASIL, 2010), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017). Quanto aos referenciais teóricos com maior frequência nos estudos estão: Chassot (2001), Domiguez (2001), Delizoicov, D.; Angotti, J.A. e Pernambuco, M.M. (2011), Freire (1987) e Vigotski (2000).
Palavras-chave: Pesquisa bibliográfica
Educação infantil
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Educação em ciências
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7088
Data do documento: 20-Jul-2023
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