Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/712
Type: | Dissertação |
Title: | Mudanças no ensino de matemática no Rio Grande do Sul: um estudo sobre o ensino médio politécnico |
Author: | Teffili, Fabíola Carla Andretta |
First advisor: | Richit, Adriana |
Resume: | A presente dissertação dedica-se a evidenciar e compreender as mudanças no ensino de matemática, decorrentes da implementação do Ensino Médio Politécnico na Rede Pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. As discussões apresentadas baseiam-se nos resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida em escolas estaduais do município de Erechim/RS, que foi estruturada em três etapas: a primeira consistiu em analisar as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, bem como a Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul; a segunda em examinar as matrizes curriculares das escolas colaboradoras, analisar os planos de trabalhos dos professores de matemática e os planos de trabalho dos seminários integrados do Ensino Médio Politécnico de cada escola; a terceira etapa contemplou a aplicação de questionário com professores de matemática das escolas colaboradoras do estudo. Com os dados constituídos nessas etapas foi possível explicitar as compreensões sobre as mudanças no ensino de matemática, decorrentes da implementação do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul. Fundamentou-se teoricamente em estudos que analisam as tendências no ensino de matemática, como por exemplo, tecnologias, etnomatemática, interdisciplinaridade, pedagogia de projetos e resolução de problemas. As categorias evidenciadas pelos dados constituídos ao longo da pesquisa e analisadas na presente dissertação foram: ênfase na interdisciplinaridade, foco no trabalho com projetos, mudanças na dinâmica da prática de sala de aula e valorização da função social da matemática. A partir da análise realizada concluiu-se que as mudanças no ensino de matemática, observadas a partir da implementação do Ensino Médio Politécnico, dizem respeito a modificações na prática pedagógica do professor de matemática, no papel do estudante no processo de aprendizagem, na estrutura curricular da disciplina, no modo de organizar os conteúdos e, sobretudo, no papel social que a matemática passa a assumir na formação do estudante. |
Abstract: | This dissertation aims to illustrate and understand the changes of mathematics teaching as a result of the implementation of Polytechnic High School in public schools of Rio Grande do Sul. The presented discussions are based on a qualitative research carried out in state schools of the municipality of Erechim/RS, and was structured in three parts: the first part consisted in the analysis of current National Curriculum Guidelines for high school as well as the Pedagogical Proposal for the Polytechnic High School of Rio Grande do Sul; the second part consisted in examine the curriculum guidelines of collaborator schools, analyze the work plan of the mathematics teachers and the work plan of the Polytechnic High School integrated seminars, the third part was the administration of a questionnaire to the mathematics teachers of each school. Through the collected data, was possible clarify the changes of mathematics teaching arising from the implementation of the Polytechnic High School in Rio Grande do Sul. The research was theoretically based in studies that analyze the trends of mathematics teaching, for example, technologies, ethnomathematics, interdisciplinarity, pedagogy of projects and problem solving. The categories highlighted by the data collected during this research and analyzed in this dissertation were: emphasis on the interdisciplinary, focus on work with projects, changes in the dynamic of classroom practice and appreciation of the social function of mathematics. From the analysis performed, it is concluded that, the changes of mathematics teaching observed from the implementation of the Polytechnic High School relate to modifications in the mathematics teacher's pedagogy practice, in the role of the student in learning process, in the curriculum structure, in how the contents are organized and, above all, in the social role that mathematics assumes in student's formation. |
Keywords: | Matemática Ensino médio |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/712 |
Issue Date: | 2015 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TEFFILI, Fabíola.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.