Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fioresi, Claudia Almeida-
dc.creatorWolfart, Jaqueline-
dc.date2023-02-27-
dc.date.accessioned2023-11-22T13:00:37Z-
dc.date.available2023-11-22T13:00:37Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7121-
dc.description.abstractScience communication is increasingly present in our daily lives, through different forms such as videos, texts, audios, among other forms. In this work, our objective was to analyze how the theme related to nuclear weapons and bombs circulates in science communication videos, specifically on the YouTube platform. This analysis was performed using the methodology of netnography combined with Bardin's Content Analysis (2011). As a result, we obtained units of analysis referring to the approach of concepts, relationship with media aspects, use of schemes and historical approach. From these analyzes it was possible to understand how the subject related to nuclear weapons is treated in four different videos, not only the subject specifically, but all the concepts related to it. The four videos presented a discussion on the same subject, but with varied topics and approaches. We also point out some potentialities for using these videos in the classroom, to enhance the discussion of this subject.pt_BR
dc.description.resumoA divulgação científica está cada dia mais presente em nosso cotidiano, por meio de diferentes formas como vídeos, textos, áudios entre outras formas. Neste trabalho, nosso objetivo foi analisar como o tema relacionado às armas nucleares e bombas circula em vídeos de divulgação científica, especificamente na plataforma do youtube. Esta análise foi realizada utilizando a metodologia da netnografia aliada a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Como resultado obtivemos unidades de análise referente a abordagem de conceitos, relação com aspectos midiáticos, utilização de esquemas e abordagem histórica. A partir destas análises foi possível compreender como assunto relacionado às armas nucleares é tratado em quatro diferentes vídeos, não apenas o assunto especificamente, mas todos os conceitos relacionados ao mesmo. Os quatro vídeos apresentaram uma discussão sobre o mesmo assunto, mas com tópicos e enfoques variados. Apontamos também algumas potencialidades para fazer a utilização destes vídeos em sala de aula, para potencializar a discussão deste assunto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2023-09-21T21:48:56Z No. of bitstreams: 1 WOLFART.pdf: 5003961 bytes, checksum: 69ebd7accfea97f5fe26411365f69dc5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-11-22T13:00:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WOLFART.pdf: 5003961 bytes, checksum: 69ebd7accfea97f5fe26411365f69dc5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-22T13:00:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WOLFART.pdf: 5003961 bytes, checksum: 69ebd7accfea97f5fe26411365f69dc5 (MD5) Previous issue date: 2023-02-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectVídeo educativopt_BR
dc.subjectArma nuclearpt_BR
dc.titleAnálise da circulação do tema armas nucleares em vídeos de divulgação científicapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the circulation of the theme nuclear weapons in videos of Scientific Communicationpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WOLFART.pdf4,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.