Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7121
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | Análise da circulação do tema armas nucleares em vídeos de divulgação científica |
Otros títulos : | Analysis of the circulation of the theme nuclear weapons in videos of Scientific Communication |
Author: | Wolfart, Jaqueline |
First advisor: | Fioresi, Claudia Almeida |
Resume: | A divulgação científica está cada dia mais presente em nosso cotidiano, por meio de diferentes formas como vídeos, textos, áudios entre outras formas. Neste trabalho, nosso objetivo foi analisar como o tema relacionado às armas nucleares e bombas circula em vídeos de divulgação científica, especificamente na plataforma do youtube. Esta análise foi realizada utilizando a metodologia da netnografia aliada a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Como resultado obtivemos unidades de análise referente a abordagem de conceitos, relação com aspectos midiáticos, utilização de esquemas e abordagem histórica. A partir destas análises foi possível compreender como assunto relacionado às armas nucleares é tratado em quatro diferentes vídeos, não apenas o assunto especificamente, mas todos os conceitos relacionados ao mesmo. Os quatro vídeos apresentaram uma discussão sobre o mesmo assunto, mas com tópicos e enfoques variados. Apontamos também algumas potencialidades para fazer a utilização destes vídeos em sala de aula, para potencializar a discussão deste assunto. |
Resumen : | Science communication is increasingly present in our daily lives, through different forms such as videos, texts, audios, among other forms. In this work, our objective was to analyze how the theme related to nuclear weapons and bombs circulates in science communication videos, specifically on the YouTube platform. This analysis was performed using the methodology of netnography combined with Bardin's Content Analysis (2011). As a result, we obtained units of analysis referring to the approach of concepts, relationship with media aspects, use of schemes and historical approach. From these analyzes it was possible to understand how the subject related to nuclear weapons is treated in four different videos, not only the subject specifically, but all the concepts related to it. The four videos presented a discussion on the same subject, but with varied topics and approaches. We also point out some potentialities for using these videos in the classroom, to enhance the discussion of this subject. |
Palabras clave : | Divulgação científica Vídeo educativo Arma nuclear |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Realeza |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7121 |
Fecha de publicación : | 27-feb-2023 |
Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
WOLFART.pdf | 4,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.