Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7191
Type: | Monografia |
Título : | A gestão escolar na escola de tempo integral |
Author: | Haupt, Tania Aparecida |
First advisor: | Costa, Joaquim Gonçalves da |
Resume: | Com este trabalho buscou-se compreender como se processa a gestão e conhecer mais sobre as políticas públicas em uma instituição de ensino com oferta de Educação Integral. Segundo a pesquisa realizada a Educação Integral agrega a ideia filosófica de homem integral realçando a necessidade de desenvolvimento integrado resgatando como tarefa prioritária da educação a formação do indivíduo em todas as dimensões: biológicas, psicológicas, sociais e culturais. Portanto, defender uma educação integral é defender uma educação que pense o ser humano por inteiro. Porém não basta ampliar o tempo de permanência da criança na escola, sendo necessário que a qualidade do ensino ofertado também seja ampliada. Nesse contexto os gestores precisam estar preparados para enfrentar os desafios que se apresentam, cabendo-lhes a tarefa de organização da instituição escolar garantindo a implementação das políticas públicas, a participação de toda comunidade escolar na tomada de decisões objetivando a oferta de uma educação de qualidade para todos. |
Resumen : | With this work we sought to understand how management is processed and learn more about public policies in an educational institution offering Comprehensive Education. According to the research carried out, Integral Education brings together the philosophical idea of the integral man, highlighting the need for integrated development, rescuing as a priority task of education the formation of the individual in all dimensions: biological, psychological, social and cultural. Therefore, defending an integral education is defending an education that considers the entire human being. However, it is not enough to increase the time a child spends at school, it is necessary that the quality of education offered is also increased. In this context, managers need to be prepared to face the challenges that arise, with the task of organizing the school institution, ensuring the implementation of public policies, and the participation of the entire school community in decision-making aimed at offering quality education for all. |
Palabras clave : | Educação integral Administração da educação Políticas públicas |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Laranjeiras do Sul |
Type of Access: | Acesso Restrito |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7191 |
Fecha de publicación : | 2014 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Integral |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
HAUPT.pdf | 45,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.