Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7198
Type: | Monografia |
Title: | Educação infantil: primeira etapa da educação de tempo integral |
Author: | Cattaneo, Silvia Aparecida Kopik |
First advisor: | Ferreira, Priscila Ribeiro |
Resume: | A Educação de Tempo Integral vem ganhando énfase e isso faz com que a educação no Brasi seja pensada, para que a integralidade dos alunos tente ser atingida. Dentro deste patamar encontramos a Educação Infantil que ao longo do tempo apresentou grandes e importantes mudanças e que oferece o tempo integral às crianças que necessitam ficar o dia todo nos CMEIS- Centros Municipais de Educação Infantil. O tempo em que a criança está no CMEI é precioso, pois ali ela está tendo o primeiro contato com a escola, está se socializando e se desenvolvendo. Esse tempo tende a ser planejado para que sejam oferecidas ao aluno todas as oportunidades de descoberta, assim os espaços também devem ser pensados e na falta deles que seja criado possibilidades. O estudo apontou a importância da avaliação na educação infantil e sua diferenciação. Analisou-se também o CME! Primeiros Passos de Chopinzinho-PR e CMEI Vó Ema de Coronel Vivida-PR, onde observou a diferença dos espaços e a diferença do CMEI planejado e construído pelo Programa Proinfância. Por fim demonstraram-se os resultados da observação dos dois CMEIs e as possibilidades aos espaços menores. |
Keywords: | Educação integral Educação infantil Socialização Desenvolvimento infantil |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Laranjeiras do Sul |
Type of Access: | Acesso Restrito |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7198 |
Issue Date: | 2014 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Integral |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CATTANEO.pdf | 27.9 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.