Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7235
Tipo: Dissertação
Título: Concepções de docentes a respeito do uso das metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais na educação básica
Autor(es): Alves, Euclides
Primeiro Orientador: Scheffer, Nilce Fátima
Primeiro coorientador: Pasa, Bárbara Cristina
Primeiro membro da banca: Santos, Almir Paulo Dos
Segundo membro da banca: Petry, Vitor
Resumo: Esta pesquisa apresenta discussões a respeito de formações de professores com os saberes necessários para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas diante das mudanças tecnológicas presentes no mundo contemporâneo. A utilização em massa das Tecnologias Digitais tem desencadeado a necessidade de explorar metodologias ativas que visam desenvolver potencialidades pedagógicas para o trabalho com os recursos tecnológicos. O problema investigado indaga concepções dos professores do Ensino Médio a respeito da formação continuada para o uso de metodologias ativas mediadas pelas tecnologias digitais no fazer pedagógico de uma escola pública da rede estadual no município de Barão de Cotegipe RS. O estudo é constituído por um referencial teórico que dialoga com autores que abordam formação de professores, metodologias ativas e tecnologias digitais. O trabalho buscou contribuições na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1999). Tem por objetivo geral, analisar as concepções de professores sobre a formação continuada no contexto do uso e aplicação de metodologias ativas mediadas pelas tecnologias digitais. A pesquisa é qualitativa com abordagem exploratória descritiva, tem por amostra professores atuantes no Ensino Médio. A metodologia de estudo qualitativo que teve por instrumentos de coleta de dados um questionário. A coleta, organização e análise de dados teve por base a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados apontaram que os professores têm dificuldades quanto à aplicação das metodologias ativas mediadas pelas tecnologias digitais, como também apresentam uma postura de certa resistência à mudança da sua prática de ensino. Espera-se com este estudo fomentar reflexões e discussões que ajudem a entender que um professor nunca está pronto para exercer a sua profissão, entretanto, encontra-se em um constante movimento de construção e reconstrução de sua prática para atender às demandas de seu contexto e de seu tempo. Ao final foi proposto um Produto Educacional que atende aos anseios dos professores pesquisados.
Abstract/Resumen: This research presents discussions regarding the training of teachers with the necessary knowledge for the development of their pedagogical practices in the face of technological changes in the contemporary world. The widespread use of digital technologies has triggered the need to explore active methodologies aimed at developing pedagogical potential for working with technological resources. The research problem inquiries about the conceptions of high school teachers regarding ongoing training for the use of active methodologies mediated by digital technologies in the pedagogical work of public schools in the state network in the city of Barão de Cotegipe, RS. The study consists of a theoretical framework that engages with authors who address teacher training, active methodologies, and digital technologies. The work sought contributions in Ausubel's theory of meaningful learning (1999). Its general objective is to analyze the conceptions of teachers regarding ongoing training in the context of the use and application of active methodologies mediated by digital technologies. The research is qualitative with an exploratory-descriptive approach, and the sample includes teachers in high school. Data collection, organization, and analysis were based on content analysis proposed by Bardin (2011), and the data collection instrument for the empirical research was the questionnaire. The results indicated that teachers face difficulties in implementing active methodologies mediated by digital technologies and also exhibit a certain resistance to changing their teaching practices. This study aims to stimulate reflections and discussions that help understand that a teacher is never fully prepared to practice their profession; however, they are in a constant process of construction and reconstruction of their practice to meet the demands of their context and time.
Palavras-chave: Concepções
Metodologias Ativas
Tecnologias Digitais
Práticas docentes
Aprendizagem significativas
Formação continuada
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7235
Data do documento: 2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.