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Tipo: Dissertação
Título: Processo de ensino e de aprendizagem durante a pandemia da covid-19: um olhar sobre o município de Chapecó-SC
Autor(es): Kunzler, Sidinara Ana
Primeiro Orientador: Scheffer, Nilce Fátima
Primeiro membro da banca: Nogaro, Arnaldo
Segundo membro da banca: Andreis, Adriana Maria
Terceiro membro da banca: Santos, Claudecir dos
Resumo: A presente pesquisa buscou dentro da linha de pesquisa “Políticas Educacionais” e da temática “Estado e políticas públicas de Educação no Brasil”, responder a problemática: que possibilidades se apresentaram ao processo educacional municipal de Ensino Fundamental de Chapecó-SC, durante o período de pandemia considerando as políticas e determinações em nível Federal, Estadual e Municipal de educação, além da experiência vivida pelos professores e coordenadores pedagógicos? Nesse sentido teve como objetivo investigar e analisar as ações que se delinearam nos processos educacionais durante o período de pandemia, apresentando e aprofundando aspectos evidenciados por professores e coordenadores pedagógicos, além de analisar encaminhamentos do Ministério da Educação por meio do Parecer CNE/CP nº 05/2020. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, envolveu a análise documental do Parecer olhando para os sentidos nele atribuídos à aprendizagem. Além deste levantamento, foram utilizados dois instrumentos (questionários) que tiveram por amostra 20 professoras e 06 coordenadoras pedagógicas de escolas públicas municipais, que contribuíram com as reflexões acerca dos desafios impostos no período pandêmico em Chapecó-SC. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) sendo que as categorias prospectadas foram analisadas a partir dos eixos: Escola, trabalho docente e aprendizagem no contexto da pandemia; O contexto familiar nos processos educacionais durante a pandemia; Políticas educacionais durante a pandemia; e Marcas da pandemia da Covid-19 na escolarização. Os resultados da pesquisa expressam que os processos de ensino e de aprendizagem sofreram impactos importantes no contexto da pandemia em que professores e estudantes precisaram reinventar a forma de ensinar e aprender. As questões sociais influenciaram diretamente nas possibilidades de continuidade da aprendizagem e foram minimizadas pelo Parecer CNE/CP nº 05/2020 que se voltou ao cumprimento de objetivos de aprendizagem com ampla utilização das tecnologias. O período pós-pandêmico suscita a necessidade de ações no sentido de recuperar aprendizagens e enfrentar as questões socioeconômicas.
Abstract/Resumen: The present research sought, within the line of research “Educational Policies” and the theme “State and public policies on Education in Brazil”, to answer the problem: what possibilities were presented to the municipal educational process of Elementary Education in Chapecó-SC, during the pandemic period considering the policies and determinations at the Federal, State and Municipal education levels, in addition to the experience lived by teachers and pedagogical coordinators? In this sense, the objective was to investigate and analyze the actions that were outlined in educational processes during the pandemic period, presenting and deepening aspects highlighted by teachers and pedagogical coordinators, in addition to analyzing referrals from the Ministry of Education through Opinion CNE/CP nº 05 /2020. The qualitative research, of the case study type, involved the documentary analysis of the Opinion looking at the meanings attributed to learning. In addition to this survey, two instruments (questionnaires) were used, with a sample of 20 teachers and 06 pedagogical coordinators from municipal public schools, who contributed to reflections on the challenges imposed during the pandemic period in Chapecó-SC. The data were analyzed based on the Content Analysis proposed by Bardin (2011) and the prospected categories were analyzed based on the axes: School, teaching work and learning in the context of the pandemic; The family context in educational processes during the pandemic; Educational policies during the pandemic; and Marks of the Covid-19 pandemic on schooling. The research results express that teaching and learning processes suffered important impacts in the context of the pandemic in which teachers and students needed to reinvent the way of teaching and learning. Social issues directly influenced the possibilities for continuing learning and were minimized by CNE/CP Opinion nº 05/2020, which focused on meeting learning objectives with wide use of technologies. The post-pandemic period raises the need for actions to recover learning and address socioeconomic issues.
Palavras-chave: Pandemia
Ensino e aprendizagem
Covid-19
Educação
Política educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7278
Data do documento: 5-Dez-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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