Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7279
Tipo: Dissertação
Título: Pensamento computacional na matemática da educação básica: análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Jéssica da
Primeiro Orientador: Reichert, Janice Teresinha
Primeiro membro da banca: Noguti, Fabiane Cristina Hopner
Segundo membro da banca: Binotto, Rosane Rossato
Resumo: Cada vez mais o uso de tecnologias está inserido no contexto do aluno e da escola, frente a esses avanços a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi publicada com a preocupação de que habilidades necessárias para compreender e atuar em sociedade sejam contempladas nas escolas, uma delas é o pensamento computacional. Esse trabalho tem como objetivo analisar sob o ponto de vista teórico a abordagem do construcionismo e do pensamento computacional nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2024 para a área de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a análise documental definida por Bardin (2016) consistindo na comparação qualitativa entre os livros didáticos de matemática de quatro coleções, verificando se contemplam o conceito e habilidades do pensamento computacional previstas na BNCC e no PNLD de 2024, para isso são apresentadas reflexões teóricas sobre o pensamento computacional e seus pilares. Os dados analisados são apresentados por meio de figuras e tabelas. A partir da análise, verificou-se que em todas as coleções havia elementos que contribuem para o desenvolvimento do pensamento computacional. Em particular, fragilidades foram identificadas, como a falta de definição formal do pensamento computacional e dos seus pilares nos livros didáticos do aluno.
Abstract/Resumen: Increasingly, the use of technologies is inserted in the context of the student and the school. In view of these advances, the National Common Curricular Base (BNCC) was published with the concern that skills necessary to understand and act in society are included in schools, a One of them is computational thinking. This work aims to analyze, from a theoretical point of view, the approach of constructionism and computational thinking in textbooks approved in the National Textbook Plan (PNLD) of 2024 for the area of Mathematics in the final years of Elementary School. The methodology used was documentary analysis defined by Bardin (2016) consisting of a qualitative comparison between mathematics textbooks from four collections, checking whether they contemplate the concept and skills of computational thinking provided for in the BNCC and the PNLD of 2024, for this purpose they are presented theoretical reflections on computational thinking and its pillars. The analyzed data is presented through figures and tables. From the analysis, it was found that in all collections there were elements that contribute to the development of computational thinking. In particular, weaknesses were identified, such as the lack of formal definition of computational thinking and pillars in student textbooks.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular.
Livro didático
Ensino e aprendizagem
Tecnologia
Programa Nacional do Livro Didático
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7279
Data do documento: 4-Dez-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf5,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.