Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7282
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de trigonometria a partir de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo de possibilidades
Autor(es): Pinheiro, Janaina Estela
Primeiro Orientador: Petry, Vitor José
Primeiro coorientador: Binotto, Rosane Rossato
Primeiro membro da banca: Reichert, Janice Teresinha
Segundo membro da banca: Saito, Olga Harumi
Resumo: Considerando a relevância que o uso de tecnologias digitais (TD) tem como ferramenta de ensino e aprendizagem, em especial na Matemática, buscou-se evidenciar possibilidades e potencialidades do uso de objetos virtuais de aprendizagem (OVA), construídos no software GeoGebra, para o ensino e aprendizagem de Trigonometria e funções trigonométricas no Ensino Médio. O material foi organizado no formato de livro no GeoGebra on-line, em uma sequência didática, que apresenta os objetos de conhecimento de forma a contemplar conceitos, construções e questões a serem respondidas pelos estudantes que venham a manipular os OVA. Este trabalho caracterizou-se como uma pesquisa de natureza qualitativa propositiva, baseada em um exercício de imaginação pedagógica (IP) na perspectiva proposta por Skovsmose (2015), desenvolvida pela autora e sete professores de Matemática da Educação Básica. A partir da análise evidenciaram-se algumas possibilidades e potencialidades de uso do material para o ensino e aprendizagem dos objetos de conhecimento abordados, em especial por proporcionar ao professor maior dinamicidade para trabalhar os conceitos explorados e ao estudante a possibilidade de interagir com o material de estudo.
Abstract/Resumen: Considering the relevance that the digital technologies (DT) use has as a teaching and learning tool, especially in Mathematics, we sought to highlight possibilities and potentialities of using virtual learning objects (OVA), built in the GeoGebra software, for the teaching and learning trigonometry and trigonometric functions in high school. The material was organized as a didactic sequence in book format in online GeoGebra, which presents the objects of knowledge in a way that includes concepts, constructions and questions to be answered by students who will manipulate the OVA. This work was characterized as research of a purposeful qualitative nature, based on a pedagogical imagination (PI) exercise from the perspective proposed by Skovsmose (2015), developed by the author and seven Mathematics teachers. From the analysis, some possibilities and potential for the material using for teaching and learning the objects of knowledge covered were highlighted, in particular by providing the teacher with greater dynamics to work on the concepts explored, and the student the possibility of interacting with the material of study.
Palavras-chave: Tecologia
Ensino e aprendizagem
Matemática
Trigonometria
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7282
Data do documento: 27-Nov-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PINHEIRO.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.