Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7289
Type: Artigo Cientifico
Title: Situação sociolinguística da língua Kaingang falada na E.I.E.B Cacique Vanhkre na aldeia Sede – T.I. Xapecó (SC)
Author: Paliano, Indiamara
First advisor: Franceschini, Dulce do Carmo
Resume: Neste artigo, apresentaremos uma análise da situação sociolinguística das línguas kaingang e portuguesa na E.I.E.B Cacique Vanhkre, localizada na Aldeia Sede da Terra Indígena Xapecó - Oeste de Santa Catarina, pertencente administrativamente aos municípios de Entre Rios e Ipuaçu. Nessa Terra Indígena, vivem cerca de 6.000 indígenas, distribuídos em 16 aldeias. Na Aldeia Sede, residem cerca de 1.000 indígenas, sendo a maioria da etnia Kaingang, e são usadas quotidianamente as línguas kaingang e portuguesa. O objetivo deste estudo foi analisar o nível de bilinguismo dos professores, que atuam na E.I.E.B Cacique Vanhkre, e a função das línguas kaingang e portuguesa. Nessa escola, lecionam 60 docentes, sendo que 31 pertencem ao Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio, e foram matriculados cerca de 671 (seiscentos e setenta e um) alunos em 2023. Utilizou-se para este estudo, principalmente, Joshua Fishman (1964), que trata da questão do bilinguismo social - função das línguas em um determinado espaço social; e Christine De Heredia (1989), que trata do bilinguismo individual - nível de conhecimento dos indivíduos em relação às línguas da comunidade. A metodologia foi a da pesquisa de campo, através da aplicação de uma entrevista para 14 professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, sendo 7 mulheres e 7 homens; e observação de aulas. Os resultados dessa pesquisa confirmam nossas hipóteses, ou seja, a língua kaingang já não faz parte do repertório linguístico de muitos professores, sendo que já não é mais falada pela maioria deles e, em consequência disso, não possui quase nenhuma função no contexto escolar.
Abstract: En este artículo presentaremos un análisis de la situación sociolingüística de las lenguas Kaingang y portuguesa en la E.I.E.B Cacique Vanhkre, ubicada en la Aldeia Sede da Terra Indígena Xapecó - Oeste de Santa Catarina, perteneciente administrativamente a los municipios de Entre Ríos e Ipuaçu. En esta Tierra Indígena viven alrededor de 6.000 indígenas, distribuidos en 16 aldeas. En Aldeia Sede viven alrededor de 1.000 indígenas, la mayoría de ellos de la etnia Kaingang, y se utilizan a diario las lenguas kaingang y portuguesa. El objetivo de este estudio fue analizar el nivel de bilingüismo de los docentes que actúan en la E.I.E.B Cacique Vanhkre y la función de las lenguas kaingang y portuguesa. En esta escuela imparten clases 60 docentes, 31 de los cuales pertenecen a la Escuela Primaria II y Secundaria, y alrededor de 671 (seiscientos setenta y un) estudiantes estaban matriculados en 2023. Para este estudio se utilizó principalmente a Joshua Fishman (1964). ), que aborda la cuestión del bilingüismo social: la función de las lenguas en un espacio social determinado; y Christine De Heredia (1989), que trata del bilingüismo individual: el nivel de conocimiento de los individuos en relación con las lenguas de la comunidad. La metodología fue la investigación de campo, mediante la aplicación de una entrevista a 14 docentes de Educación Primaria II y Secundaria, 7 mujeres y 7 hombres; y observación de clase. Los resultados de esta investigación confirman nuestras hipótesis, es decir, la lengua Kaingang ya no forma parte del repertorio lingüístico de muchos profesores, ya que ya no es hablada por la mayoría de ellos y, en consecuencia, casi no tiene función en el contexto escolar.
Keywords: Variação linguística
Escola da Aldeia Sede - T.I Xapecó (SC)
Linguagem
Kaingang
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7289
Issue Date: 14-Dec-2023
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PALIANO.pdf588,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.