Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7291
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Mwen rive tou [eu cheguei também]: um projeto de ensino do português como língua de acolhimento para imigrantes idosos haitianos do oeste catarinense
Autor(es): Damis, Roberson
Primeiro Orientador: Snichelotto, Cláudia Andrea Rost
Segundo Orientador: Luz, Mary Neiva Surdi da
Resumo: Chapecó, município situado na região Oeste de Santa Catarina, recebe há mais de uma década um significativo fluxo de migrantes haitianos, em busca de oportunidades de emprego e acesso a serviços essenciais como saúde e educação. Nos últimos três anos, observa-se um aumento no número de idosos haitianos migrando para a região, porém persiste uma barreira linguística significativa que dificulta a integração plena na comunidade chapecoense, impedindo, muitas vezes, a participação efetiva devido à falta de familiaridade com a língua portuguesa em situações cotidianas. Neste projeto, nosso objetivo é desenvolver uma proposta de ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) destinada ao público idoso haitiano, visando não apenas ampliar as oportunidades de aprendizado da língua portuguesa, mas também fomentar uma efetiva integração entre a cultura brasileira e a haitiana. Para atingir esse objetivo, empregamos uma metodologia de pesquisa-ação, desenvolvendo uma proposta de curso semestral de 30 encontros para até 30 participantes. Utilizamos uma abordagem intercultural e decolonial que considera o conhecimento prévio dos idosos e, nessa perspectiva, organizamos uma sequência didática, selecionando conteúdos alinhados aos temas mais impactantes para a inserção social do público em questão. Conforme o desenvolvimento dos encontros e a participação dos integrantes, pode-se concluir que a proposta teve resultado positivo, levando em consideração todas as contribuições para a oralidade e a escrita dos imigrantes.
Palavras-chave: Imigrantes
Ensino e aprendizagem
Língua portuguesa
Migração hatiana
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7291
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAMIS.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.