Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7299
Type: Dissertação
Title: Trabalho e educação: o futuro na visão de jovens trabalhadores aprendizes no oeste catarinense
Author: Sousa, Elaine
First advisor: Santos, Claudecir dos
metadata.dc.contributor.referee1: Trevisol, Joviles Vitório
metadata.dc.contributor.referee2: D’Agostini, Adriana
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Ana Maria de Oliveira
Resume: A complexa tarefa de perceber as perspectivas de futuro na visão de jovens trabalhadores pode se tornar mais acessível e descomplicada quando investigamos a partir das falas de jovens aprendizes, em um percurso formativo que aponta para um porvir de possibilidades. É este o cenário no qual a presente pesquisa se inscreve. Para descortiná-lo, tomamos como objeto de estudo o Programa Jovem Aprendiz desenvolvido pelo Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE-SC). O Programa Jovem Aprendiz é uma política pública responsável por assegurar a inserção do jovem no mercado de trabalho. A Lei 10.097/2000, também conhecida como “Lei da Aprendizagem”, permite a contratação de jovens aprendizes a partir dos 14 anos de idade. Guiada pelos objetivos, a pesquisa discutirá a seguinte problemática: em um cenário onde as perspectivas de futuro dos jovens estão intrinsecamente associadas ao trabalho, em que medida um Programa de aprendizagem, no caso o Programa Jovem Aprendiz do CIEE-SC, tem auxiliado nas decisões de âmbito escolar e profissional da juventude participante? Tomando como referência esse Programa, o estudo objetiva compreender de que forma o Programa Jovem Aprendiz desenvolvido no CIEE-SC contribui para a trajetória formativa na educação básica e superior e a formação profissional dos jovens trabalhadores aprendizes. De forma mais específica, o estudo objetiva: (i) investigar a relação entre trabalho e educação e analisar a dimensão educativa do trabalho; (ii) analisar a legislação e as políticas públicas que visam promover a inserção dos jovens aprendizes nas instituições empregadoras; (iii) conhecer o perfil dos jovens participantes da pesquisa; e (iv) refletir acerca do futuro na visão dos jovens trabalhadores aprendizes do CIEE da região Oeste de Santa Catarina. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é do tipo descritiva, estudo de campo e abordagem mista, com levantamento de dados qualitativos e quantitativos. Enquanto instrumento de coleta de dados, em um primeiro momento, utilizou-se o questionário aplicado de forma online, por meio do Google Formulário, com questões objetivas, enviado aos participantes por e-mail. Em um segundo momento realizou-se a entrevista, na modalidade semiestruturada, realizada individualmente com os envolvidos, de forma presencial ou online. A interpretação dos dados foi fundamentada na metodologia da Análise de Conteúdo, desenvolvida por Laurence Bardin. Por fim, importa ressaltar que, apesar da complexidade do tema e da constante reflexão em torno dele, a pesquisa pode constatar que o trabalho é essencial na vida das(os) jovens participantes, tal qual para suas famílias, sobretudo devido ao aumento na renda familiar, o que pode justificar o início precoce no trabalho das(os) participantes, a maioria se deu até 14 anos. Esta constatação aconteceu a partir da fala dos jovens trabalhadores aprendizes, tendo como um recorte a região oeste de Santa Catarina, portanto, faz-se necessário aprofundar as demais questões propostas neste estudo e ampliar a pesquisa.
Abstract: The complex task of perceiving future perspectives from the perspective of young workers can become more accessible and uncomplicated when we investigate based on the speeches of young apprentices, in a training path that points to a future of possibilities. This is the scenario in which this research takes place. To uncover this, we took as our object of study the Young Apprentice Program developed by the Santa Catarina Business-School Integration Center (CIEE-SC). The Young Apprentice Program is a public policy responsible for ensuring the insertion of young people into the job market. Law 10,097/2000, also known as the “Apprenticeship Law”, allows the hiring of young apprentices from the age of 14. Guided by the objectives, the research will discuss the following issue: in a scenario where young people's future perspectives are intrinsically associated with work, to what extent a learning program, in this case the CIEE-SC Young Apprentice Program, has helped in decisions educational and professional scope of the participating youth? Taking this Program as a reference, the study aims to understand how the Young Apprentice Program developed at CIEE-SC contributes to the formative trajectory in basic and higher education and the professional training of young apprentice workers. More specifically, the study aims to: (i) investigate the relationship between work and education and analyze the educational dimension of work; (ii) analyze legislation and public policies that aim to promote the insertion of young apprentices in employing institutions; (iii) know the profile of young people participating in the research; and (iv) reflect on the future from the perspective of young CIEE apprentice workers in the West region of Santa Catarina. With regard to methodological procedures, the research is descriptive, field study and mixed approach, with qualitative and quantitative data collection. As a data collection instrument, initially, the questionnaire was applied online, using Google Form, with objective questions, sent to participants by email. In a second moment, the interview was carried out, in a semi-structured format, carried out individually with those involved, in person or online. Data interpretation was based on the Content Analysis methodology, developed by Laurence Bardin. Finally, it is important to highlight that, despite the complexity of the topic and the constant reflection around it, the research can confirm that work is essential in the lives of the young participants, as well as for their families, especially due to the increase in income family, which may justify the participants' early start to work, the majority of which took place up to 14 years of age. This finding came from the speeches of young apprentice workers, taking the western region of Santa Catarina as a focus, therefore, it is necessary to deepen the other questions proposed in this study and expand the research.
Keywords: Política educacional
Trabalho
Programa Jovem Aprendiz
Estágio
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7299
Issue Date: 11-Dec-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOUZA.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.