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Tipo: Monografia
Título: A educação que cuida, cura e salva: dialogando com graduandos de pedagogia em círculos de cultura sobre a pedagogia hospitalar
Autor(es): Pinto, Gabriela Melo e
Moreira, Gizely Aparecida Telles
Primeiro Orientador: Silva Filho, Cláudio Claudino da
Primeiro membro da banca: Gräff, Patricia
Segundo membro da banca: Potrich, Tassiana
Resumo: O presente estudo aborda a pedagogia hospitalar como uma opção de atuação para além da sala de aula. O pedagogo tem a responsabilidade de trabalhar com metodologias que resgatam a subjetividade de cada indivíduo para além do contexto escolar. O objetivo desta pesquisa é identificar a percepção dos graduandos (as) do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó sobre o papel do pedagogo no ambiente hospitalar. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa ação participante, fundamentada nos pressupostos de Paulo Freire, utilizando o método de investigação Itinerário de Pesquisa, com o apoio dos Círculos de Cultura Virtual. Devido ao contexto pandêmico a produção dos dados foi realizada online via sistema cisco webex no qual apresenta dispositivo para gravação e permite o sigilo dos dados. Participaram do estudo acadêmicos (as) da 1ª a 10ª fase do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Chapecó. Todos (as) participantes se inscreveram através de um link gerado pelo Google Forms e em seguida receberam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A análise dos dados seguiu os pressupostos Freirianos em suas três dimensões, sendo investigação temática, codificação e decodificação e o desvelamento crítico. O estudo foi submetido para a avaliação ética pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/UFFS) A pesquisa matriz/guarda-chuva ("SUPERANDO FRONTEIRAS PARA PROMOVER SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DO SARS-COV-2 E DA CORONAVÍRUS DISEASE 2019: vivências e repercussões para a sociedade brasileira"), a qual esse Trabalho de Conclusão de Curso está vinculado como subprojeto, encontra-se aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFFS, CAAE: 32239220.7.0000.5564, Número do Parecer consubstanciado de aprovação: 4.068.387 (03 de Junho de 2020). O estudo demonstra a demanda de uma maior clareza sobre o papel da(o) pedagoga(o) no ambiente hospitalar, e também desvenda que o processo formativo sente a necessidade de componentes curriculares que abordam mais a fundo as pedagogias não escolares. Com esta pesquisa desejamos contribuir para futuros debates sobre o papel do pedagogo em outros ambientes buscando refletir sobre a importância deste profissional para o mundo.
Abstract/Resumen: This research approach the issues related to pedagogy beyond the classroom, specifically hospital pedagogy. The pedagogue is responsible for working with methodologies that rescue the subjectivity of each individual beyond the school context. The objective of this research is to identify the perception of undergraduate students of the Pedagogy course at the Federal University of Fronteira Sul campus Chapecó on the role of the pedagogue in the hospital environment. It is, therefore, a research with a qualitative approach of the participative action research type, based on Paulo Freire's assumptions, using the Research Itinerary investigation method, with the support of the Culture Circles. Due to the pandemic context, data production was carried out online via the cisco webex system in which it presents a recording device and allows data confidentiality. Academics from the 1st to 10th phase of the Pedagogy course at the Federal University of Fronteira Sul campus Chapecó participated in the study. All participants signed up to participate in the survey through a link generated by Google Forms and then received the Free and Informed Consent Term (ICF). Data analysis followed the Freirean assumptions in its three dimensions. The study was submitted for ethical evaluation by the Ethics Committee for Research with Human Beings (CEP/UFFS) The matrix/umbrella research ("OVERCOMING FRONTIERS TO PROMOTE HEALTH IN FACING SARS-COV-2 AND CORONAVIRUS DISEASE 2019: experiences and repercussions for Brazilian society"), to which this Course Completion Work is linked as a subproject, has been approved by the Ethics Committee in Research with Human Beings of UFFS, CAAE: 32239220.7.0000.5564, Opinion number substantiated by approval: 4,068,387 (June 3, 2020). The study demonstrates the demand for greater clarity about the role of the pedagogue in the hospital environment, and also reveals that the training process feels the need for curricular components that address non-school pedagogies more deeply. With this research we wish to contribute to future debates on the role of the pedagogue in other environments, seeking to reflect on the importance of this professional to the world.
Palavras-chave: Pedagogia
Ambiente hospitalar
Hospitalização
Atenção à saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7304
Data do documento: 2-Set-2022
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