Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7309
Type: Artigo Cientifico
Title: O ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental: dados da produção científica nacional em periódicos
Author: Piason, Maria Eduarda
First advisor: Perini, Marcos Vinícius
Resume: Esse estudo tem como foco as pesquisas educacionais sobre o ensino de ciências por investigação (ENCI) nos anos iniciais do ensino fundamental, publicadas nos artigos Qualis A1 e A2, nos anos de 2019 a 2023. Teve como objetivo identificar os periódicos, quantificar os artigos publicados nesse período e identificar se os autores relacionam o ENCI com a promoção da iniciação científica e com a alfabetização científica e tecnológica (ACT). O caminho metodológico escolhido foi a pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Foram encontrados treze artigos publicados em cinco periódicos escolhidos por sua relevância na área do ensino de ciências, de circulação nacional. Os dados obtidos indicam que o tema do ENCI tem se mantido estável nestes periódicos, no período avaliado, com uma média de 3 artigos por ano, sendo que em 2022 não foram encontrados artigos sobre o tema. Com relação a contribuição do ENCI para promover a iniciação científica, foi constatado que a maioria dos artigos estabelecem essa relação, auxiliando na compreensão da ciência e do fazer científico, na formação dos alunos. No entanto, apenas cinco artigos mostraram a relação da contribuição do ENCI para a promoção da ACT, sinalizando que algumas pesquisas não exploram de forma mais ampla o potencial que o ENCI possui para a compreensão da função social da ciência, do conhecimento científico e das tecnologias. Pesquisas com um recorte temporal maior, incluindo mais periódicos e investimento em formação continuada de professores podem contribuir para uma compreensão mais ampla das contribuições do ENCI para o ensino de ciências.
Abstract: This study focuses on educational research related to the teaching of science through inquiry (ENCI) in the early years of elementary education, as published in Qualis A1 and A2 articles from 2019 to 2023. Its objective was to identify the journals, quantify the articles published during this period, and determine whether the authors establish connections between ENCI, the promotion of scientific initiation, and scientific and technological literacy (ACT). The chosen methodological approach was a bibliographic review of the state of knowledge. Thirteen articles were found in five journals considered relevant in the field of science education, with national circulation. The collected data indicate that the topic of ENCI has remained stable in these journals during the evaluated period, with an average of 3 articles peryear. It was noted that no articles on the topic were found in 2022. Regarding the contribution of ENCI to promoting scientific initiation, it was found that the majority of articles establish this relationship, aiding in the understanding of science and the scientific process, and in the students' education. However, only five articles addressed the relationship between the contribution of ENCI and the promotion of ACT. This suggests that some research does not explore more broadly the potential that ENCI has for understanding the social function of science, scientific knowledge, and technologies. Research with a longer time frame, including more journals, and investment in the continuous training of teachers may contribute to a broader understanding of the contributions of ENCI to science education.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Ensino de ciências
Alfabetização
Educação infantil
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7309
Issue Date: 20-Dec-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIASON.pdf460.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.