Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7310
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O brincar de faz de conta e o planejamento na educação infantil: uma análise de artigos bibliográficos da Capes de 2018 a 2022
Autor(es): Guzzon, Juliana da Silva
Torres, Rebeca Faustino
Primeiro Orientador: Beltrame, Lisaura Maria
Resumo: A temática abordada neste trabalho é o brincar de faz de conta no contexto do planejamento da prática da educação infantil de 4 a 5 anos. A pesquisa analisou a presença da brincadeira de faz de conta no planejamento da educação infantil, utilizando artigos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES publicados entre 2018 e 2022. O objetivo geral deste estudo é mapear em Portal de periódicos da Capes de 2018 a 2022 relacionados à temática relação à brincadeira de faz de conta e o planejamento; e os objetivos específicos são: estudar a importância e a necessidade da brincadeira de faz de conta para os processos de aprendizagem e de desenvolvimento infantil; analisar a concepção subjacente à brincadeira de faz de conta na produção acadêmica científica de periódicos da área da educação; identificar em artigos selecionados relacionados à temática, manifestações de intencionalidade pedagógica em relação à brincadeira de faz de conta e o planejamento. O trabalho visa construir uma compreensão mais profunda do papel da brincadeira de faz de conta no planejamento da educação infantil. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e conta com estratégias de investigações a partir das palavras: Brincadeira de faz de conta, educação infantil e planejamento. Nossos resultados apontaram a partir da pesquisa realizada a ausência de artigos sobre o brincar de faz de conta. Isso demonstra uma preocupação em relação a importância de planejar a brincadeira de faz de conta na prática educativa, pois o brincar de faz de conta, até os dias de hoje, não é visto como uma prioridade e importância na construção social, cognitiva, cultural, afetiva, interativa na vida da criança, para alguns até vista como uma perda de tempo. Nesse sentido, podemos apontar que os principais resultados da pesquisa indicaram a ausência do brincar de faz de conta nos planejamentos dos docentes, pois, durante a análise, foi possível observar a não utilização dessa prática educativa.
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino e aprendizagem
Ensino
Planejamento
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7310
Data do documento: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUZZON.pdf531,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.