Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7326
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Composição de espaços e materialidades para e com bebês em instituições de educação infantil: contribuição da produção científica no período de 2018 a 2022 |
Autor(es): | Almeida, Daiana Zuchi de Rodrigues, Jéssica da Paixão |
Primeiro Orientador: | Rivero, Andréa Simões |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é analisar a produção científica a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2018 a 2022 e mapear as suas contribuições sobre os espaços e as materialidades que são destinados aos bebês no espaço de creche. O objetivo geral da pesquisa é analisar a produção científica que trata da organização dos espaços e materialidades ofertadas aos bebês em instituições de Educação Infantil, tendo como objetivos específicos: realizar um levantamento da produção científica no Banco de Teses e Dissertações da CAPES (2018 a 2022) sobre a organização dos espaços e materialidades ofertadas aos bebês em instituições de Educação Infantil; sistematizar as discussões teórico-práticas sobre espaços considerados apropriados para bebês em instituições de educação infantil; situar as concepções/conceitos de espaço e materiais/materialidades que as pesquisas revelam; refletir sobre os indicativos dessa produção para o processo educativo-pedagógico com bebês nas instituições de Educação Infantil. Deste modo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e utilizou-se do processo metodológico da análise de conteúdo para realizar a unitarização e categorização das análises. Através deste método definimos 3 categorias emergentes, sendo elas: 1ª O que as autoras entendem por espaços e materialidades; 2ª A construção do planejamento das educadoras, a partir de uma percepção dos diferentes espaços para e com os bebês; 3ª O espaço, as interações e o brincar dos bebês. Ao realizar as análises, observamos que os achados das pesquisas convergem em torno dessas temáticas, e enfatizam a importância de planejar espaços para e com os bebês para potencializar seu desenvolvimento integral, experiências e aprendizagens. |
Palavras-chave: | Educação infantil Criança Ensino e aprendizagem Espaço |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7326 |
Data do documento: | 19-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALMEIDA.pdf | 368,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.