Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7429
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de português na Guiné-Bissau: análise sobre as propostas de atividades de leitura e compreensão textual no ensino fundamental, 4ª e 6ª anos
Autor(es): Yurna, Albate
Primeiro Orientador: Finger-Kratochvil, Claudia
Primeiro membro da banca: Baretta, Luciane
Segundo membro da banca: Silveira, Rosane
Resumo: A guiné-bissau é um país africano de língua oficial portuguesa situado na costa ocidental da África. Sendo um contexto multilíngue, o português é aprendido normalmente no ambiente escolar, durante o processo da escolarização. No entanto, observa-se que, devido a pouco avanço nesse setor, uma boa parte da sociedade não tem acesso a essa língua, contando com apenas 13% de usuários como L2 no território Bissau-guineense.
Abstract/Resumen: Guinea-Bissau is a Portuguese-speaking African country located on the west coast of Africa. Being a multilingual context, Portuguese is normally learned in the school environment, during the schooling process. However, it is observed that, due to a small advance in this sector, a good part of society does not have access to this language, with only 13% of users as L2 in the Bissau-Guinean territory.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Guiné-Bissau
Livro didático
Compreensão textual
Leitura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7429
Data do documento: 21-Dez-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YURNA.pdf74,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.