Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7481
Tipo: | Monografia |
Título: | O novo ensino médio brasileiro e o projeto de vida: uma análise da competência 6 da BNCC nos livros didáticos (PNLD/2021) voltados ao projeto de vida |
Autor(es): | Borsoi, Juliano Luiz |
Primeiro Orientador: | Santos, Claudecir dos |
Primeiro membro da banca: | Matiello, Alexandre |
Segundo membro da banca: | Eberte, Janaina |
Resumo: | O grande desafio das escolas é preparar os jovens para a vida após o ensino médio. Assim, o presente trabalho consiste na análise de como o tema projeto de vida é trabalhado nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/2021) no ensino médio brasileiro. Inicialmente, o trabalho descreve os caminhos metodológicos escolhidos para o desenvolvimento da pesquisa. Nesse sentido, destaca-se que esta é uma pesquisa bibliográfica, de caráter quantitativa e qualitativa. Quantitativa no que diz respeito ao número de obras (Livros Didáticos sobre o Projeto de Vida) analisadas, e qualitativa no que se refere às análises estabelecidas. Sobre essa dimensão analítica, o método empregado para interpretação foi a Análise de Conteúdo. O trabalho apresenta algumas reflexões sobre o Novo Ensino Médio (NEM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para, em seguida, tratar do Projeto de Vida Segundo a BNCC. Ainda, estão destacadas as categorias de análise utilizadas na interpretação das problematizações que conduzem essa pesquisa. Tais categorias: “diversidade de saberes; vivências culturais; e mundo do trabalho, resultam do conteúdo da competência geral (seis) da educação básica, expressa pela BNCC. Sobre a apresentação das obras voltadas ao projeto de vida, elas são classificadas por livro, editora e autores. O capítulo das escolhas das categorias, mostra a sua importância, pois englobam fatores determinantes na estruturação do tema do projeto de vida, tratando da diversidade, cultura e mercado de trabalho. As categorias são apresentadas através dos aspectos gerais, dentre cada categoria exposta nas propostas de aulas das obras. Nas considerações finais o trabalho, mostra que os materiais didáticos do novo ensino médio, respondem à competência 06 da BNCC sobre o tema projeto de vida, ou seja, os conteúdos dos livros contemplam o que a competência induz, em especial, no que se refere aos estudantes serem protagonistas de suas próprias histórias, por meio do autoconhecimento, descobrindo habilidades, valorizando sua cultura e seu ambiente social, aprendendo a respeitar e a conviver com o diferente... Mas, é preciso dizer que a vivência desse componente curricular na escola depende de um conjunto de ações para além dos livros didáticos. Nesse trabalho, porém, procuramos analisar apenas o conteúdo dos livros didáticos voltados ao projeto e vida e suas relações com a competência seis da BNCC. |
Palavras-chave: | Ensino médio Livro didático Programa Nacional do Livro e do Material Didático Novo Ensino Médio Base Nacional Comum Curricular |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7481 |
Data do documento: | 6-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BORSOI.pdf | 487,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.