Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7522
Tipo: Dissertação
Título: Scratch como ferramenta para o ensino de frações: aprendizagem criativa e desenvolvimento de pilares do pensamento computacional
Autor(es): Black, Anderson Luis Aimi
Primeiro Orientador: Kist, Milton
Primeiro membro da banca: Fernandes, Márcio Rodolfo
Segundo membro da banca: Marcon, Divane
Resumo: A presente dissertação de mestrado focou no uso da ferramenta Scratch como um método inovador no ensino de frações para estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Chapecó - Santa Catarina. Esta pesquisa se concentra na promoção da aprendizagem criativa e na construção de pilares do pensamento computacional, buscando desenvolver a aprendizagem nos estudantes, trazendo a educação matemática, em conjunto com o uso das tecnologias. Neste estudo, tive como hipótese primordial que o Scratch, uma plataforma de programação visual, pode fornecer um ambiente interativo e estimulante para a aprendizagem de conceitos matemáticos, especialmente no contexto de frações. Durante o estudo, 7 estudantes participaram de atividades do Scratch destinadas a explorar o conceito de frações de forma divertida e prática. A análise dos resultados mostra evidências positivas de maior envolvimento dos estudantes e habilidades de pensamento computacional, incluindo resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade. A dissertação também enfatiza a importância de métodos educacionais que integrem matemática e ciência da computação para enriquecer a compreensão dos estudantes sobre frações, utilizando da programação em blocos e da aprendizagem criativa, para instigar os estudantes a resolverem diversos problemas envolvendo frações, buscando promover a autonomia e o protagonismo destes no aprendizado. A aprendizagem baseada em projetos no Scratch, aparentemente provou ser uma ferramenta eficaz para promover a independência e a colaboração dos estudantes, ao mesmo tempo que cria um ambiente de sala de aula mais envolvente. Temos uma sociedade, onde os estudantes são, em sua grande maioria, meros consumidores digitais. Um dos objetivos desta pesquisa é buscar desenvolver o pensamento lógico e computacional dos estudantes e, os resultados mostram que a integração do Scratch com o conteúdo de frações, não só melhora a compreensão conceitual, mas também fortalece competências essenciais para o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes. Este estudo destaca a importância de considerar novas abordagens tecnológicas na educação matemática para preparar os estudantes para os desafios do século 21 e promover experiências de aprendizagem significativas.
Abstract/Resumen: The present master's dissertation focused on the use of the Scratch tool as an innovative method in teaching fractions to 6th-grade students at a public municipal school in Chapecó - Santa Catarina. This research focuses on promoting creative learning and building the pillars of computational thinking, seeking to develop student learning by bringing mathematical education together with the use of technologies. In this study, my primary hypothesis was that Scratch, a visual programming platform, can provide an interactive and stimulating environment for learning mathematical concepts, especially in the context of fractions. During the study, 7 students participated in Scratch activities aimed at exploring the concept of fractions in a fun and practical way. The analysis of the results shows positive evidence of increased student engagement and computational thinking skills, including problem-solving, logical thinking, and creativity. The dissertation also emphasizes the importance of educational methods that integrate mathematics and computer science to enrich students' understanding of fractions, using block programming and creative learning to encourage students to solve various problems involving fractions, aiming to promote their autonomy and protagonism in learning.Project- based learning in Scratch has apparently proven to be an effective tool for promoting students' independence and collaboration while creating a more engaging classroom environment. We live in a society where students are, for the most part, mere digital consumers. One of the objectives of this research is to seek the development of students' logical and computational thinking, and the results show that integrating Scratch with fractions content not only improves conceptual understanding but also strengthens essential skills for academic and personal growth. This study highlights the importance of considering new technological approaches in mathematical education to prepare students for the challenges of the 21st century and promote meaningful learning experiences.
Palavras-chave: Frações
Ensino e aprendizagem
Pensamento computacional
Scratch
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7522
Data do documento: 20-Mar-2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BLACK.pdf4,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.