Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7531
Type: Artigo Cientifico
Title: Gestão democrática: da escola que temos à escola que queremos
Author: Sponchiado, Laercio Francisco
First advisor: Santos, Almir Paulo dos
Resume: Neste artigo abordaremos a gestão escolar a partir da análise dos Projetos Político-Pedagógicos de 20 escolas estaduais situadas no município de Erechim, região norte do Rio Grande do Sul. O objetivo é analisar como a gestão democrática está expressa no âmbito dos PPPs e como ela contribui para a prática democrática e a melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Utilizamos a metodologia qualitativa e quantitativa, partindo da análise documental dos PPPs das escolas, tendo como arcabouço teórico que sustenta a pesquisa os autores: Bardin (2011); Freire (1987); Guareschi (1995); Libâneo (2017); Lück (2009); Mészáros (2008); Oliveira (2009); Oliveira, Moraes e Dourado (2023); Paro (2000); Sander (2005); Souza (2009); Sulzbach (2023); Vasconcellos (2019); Veiga (2008; 2009; 2013) e Rosset (2023). Os resultados revelam que os PPPs das escolas carecem de uma fundamentação mais profunda em relação à gestão democrática, pois mesmo presente na maioria desses documentos, ainda se apresenta de forma superficial. A partir daí, inferimos que os PPPs são documentos importantes para fundamentar a prática da gestão escolar democrática, mas pouco impactam numa maior participação dos agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Keywords: Projeto Político-Pedagógico
Escola
Comunidade
Gestão democrática
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7531
Issue Date: Apr-2024
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SPONCHIADO.pdf573.14 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.